quinta-feira, 7 de julho de 2011

Edição 2011 do “Show das Águas” é lançada com exposição em Manaus

Arte e consciência ambiental marcaram a solenidade de abertura do ‘Show das Águas e Meio Ambiente 2011’, evento que visa conscientizar a população amazônica sobre o meio ambiente por meio da arte. Idealizado pelo presidente da Rede Amazônica, jornalista Phelippe Daou, o projeto chega a 7ª edição com atividades no município de Novo Airão (a 115 km de Manaus).
O evento da noite desta quinta-feira (7), realizado no Studio 5 Festival Mall, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, contou com a exposição de artefatos manufaturados por artesãos do município de Novo Airão. Autor de algumas das obras expostas na solenidade, o artesão Juscelino Cardoso, de 22 anos, comentou sobre como a arte pode mudar vidas: “Além de mostrar a nossa arte, procuramos incentivar as pessoas a preservar nossa riqueza amazônica”.
Segundo o secretário geral da Fundação Rede Amazônica, Mário Costa, o projeto vai além da conscientização ambiental. “O ‘Show das Águas’ visa alavancar o potencial do homem amazônico. Hoje temos somente a exposição, mas realizaremos caminhadas e oficinas para capacitação de novos empreendedores em Novo Airão”, contou ele ao Portal Amazônia.
As pessoas que passeavam pelo Shopping também pararam para prestigiar a exposição.
 É o caso da funcionária pública Maria Amélia, 47, que mostrou admiração pela iniciativa do projeto. “Não há ferramenta melhor que a arte para causar impacto e conscientizar as pessoas”, contou ela.
A exposição permanecerá no Studio 5 até o dia 11 de julho. A partir desta data, o projeto segue para Novo Airão, onde serão realizados quatro dias de atividades  para alertar o amazônida sobre os cuidados a serem tomados com o Meio Ambiente e os recursos naturais.

Polícia Federal investiga participação de padre em aliciamento de haitianos do Amazonas

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar a participação do padre do município de Tabatinga (a 449 quilômetros de Manaus) na entrada clandestina de haitianos no Brasil. Na última quarta-feira (6), a PF prendeu o haitiano Repert Julien, de 28 anos, acusado de aliciamento de estrangeiros clandestinos para entrada de forma irregular no país.
O órgão iniciou a investigação após denúncia dos próprios haitianos. O religioso não teve o nome revelado. Segundo a PF, Repert cobrava até U$ 2 mil para levar os imigrantes do Peru até o Brasil. O homem, que fala espanhol, prometia trabalho aos estrangeiros, facilidade para obter moradia em Tabatinga e levá-los até Manaus. A quantia cobrada por Repert revoltou os haitianos.
De acordo com o Juízo Federal da Subseção de Tabatinga, “a atuação de organizações criminosas voltadas para o tráfico de pessoas e seu ingresso no Brasil está ocorrendo sem que o Governo Federal adote medidas inibitórias concretas e eficazes, tanto que em Manaus cerca de dois mil haitianos se fixaram, sem que o Estado do Amazonas ou o município de Manaus tenham recebido quaisquer recursos compensatórios por parte da União, que permitiu esse ingresso abrupto de milhares de estrangeiros, para que Estado e municípios amazonenses possam arcar com os custos necessários à infraestrutura urbana apta a receber essa população”.

Haitianos no Brasil
Depois do terremoto de janeiro de 2010, muitos haitianos vieram para o Brasil em busca de refúgio. Em 2010, entraram em Tabatinga cerca de 500 imigrantes. Neste ano, mais de 850 haitianos adentraram no país. Aproximadamente 400 estão esperando em Tabatinga para serem atendidos pela Polícia Federal.
Segundo a PF, os imigrantes vêem do Haiti, passando pela República Dominicana e pelo Equador. Depois chegam ao Peru na cidade de Santa Rosa, que faz fronteira pelo Rio Solimões com Tabatinga. A maioria dos haitianos tem como destino a capital do Amazonas, Manaus. Eles vão em busca de emprego para ajudar as famílias no Haiti.

Polícia Federal e os haitianos
Em Tabatinga, a Polícia Federal entrevista os haitianos a respeito dos motivos da viagem ao Brasil. De acordo com a PF, 40 haitianos chegam semanalmente ao Brasil, mas o local só tem estrutura para entrevistar 24 estrangeiros.
Após as entrevistas, os policiais encaminham as declarações ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça. Um protocolo é entregue aos estrangeiros, documento que não é definitivo, mas permite  tirar CPF, Carteira de Trabalho, entre outros documentos.
Os imigrantes recebem o status de solicitante de refúgio. O protocolo tem validade de três meses e pode ser prorrogado em qualquer Superintendência ou Delegacia de Polícia Federal no Brasil, até que o Conare julgue o pedido de refúgio. Caso o pedido seja indeferido, os haitianos passam a ser imigrantes ilegais, sujeitos a deportação.

Dermilson Chagas de volta a SRTE-AM

Saiu no Diário Oficial da União de hoje a nomeação de Dermilson Chagas para Superintendente Regional do Trabalho.
Após seu afastamento para disputar as eleições para Deputado Estadual com votação surpreendente de, mas de 11mil, já que era candidato pela primeira vez, Dermilson retorna a SRTE, instituição a qual foi por ele administrada de forma admirável por todos os que acompanhavam seu trabalho.
Der­milson Chagas é tido como um dos mel­hores ge­stores da história do órgão, senão o melhor, tendo acabado com um sis­tema per­verso de dis­tribuição do se­guro-de­feso e vários focos de sis­tema de semi-escravidão no es­tado do Ama­zonas. 

ESTAMOS DE VOLTA

Após um período sem fazermos postagens, é com uma imensa satisfação que informamos a nossos leitores que o Blog CABOCLO RIBEIRINHO está de volta com um novo design, novas ferramentas e com a credibilidade e honestidade de sempre.
Convidamos você amigo leitor, a estar ao nosso lado nessa caminhada conferindo sempre a notícia em primeira mão.