Arte e consciência ambiental marcaram a solenidade de abertura do ‘Show das Águas e Meio Ambiente 2011’, evento que visa conscientizar a população amazônica sobre o meio ambiente por meio da arte. Idealizado pelo presidente da Rede Amazônica, jornalista Phelippe Daou, o projeto chega a 7ª edição com atividades no município de Novo Airão (a 115 km de Manaus).
O evento da noite desta quinta-feira (7), realizado no Studio 5 Festival Mall, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, contou com a exposição de artefatos manufaturados por artesãos do município de Novo Airão. Autor de algumas das obras expostas na solenidade, o artesão Juscelino Cardoso, de 22 anos, comentou sobre como a arte pode mudar vidas: “Além de mostrar a nossa arte, procuramos incentivar as pessoas a preservar nossa riqueza amazônica”.
Segundo o secretário geral da Fundação Rede Amazônica, Mário Costa, o projeto vai além da conscientização ambiental. “O ‘Show das Águas’ visa alavancar o potencial do homem amazônico. Hoje temos somente a exposição, mas realizaremos caminhadas e oficinas para capacitação de novos empreendedores em Novo Airão”, contou ele ao Portal Amazônia.
As pessoas que passeavam pelo Shopping também pararam para prestigiar a exposição.
É o caso da funcionária pública Maria Amélia, 47, que mostrou admiração pela iniciativa do projeto. “Não há ferramenta melhor que a arte para causar impacto e conscientizar as pessoas”, contou ela.
A exposição permanecerá no Studio 5 até o dia 11 de julho. A partir desta data, o projeto segue para Novo Airão, onde serão realizados quatro dias de atividades para alertar o amazônida sobre os cuidados a serem tomados com o Meio Ambiente e os recursos naturais.