sábado, 27 de novembro de 2010

Final da Copa de Futebol de Areia Feminino será neste domingo no Parque Dez

A final da Copa de Futebol de Areia Feminino, será neste domingo (28), o evento é promovido pela Secretaria Municipal do Desporto e Lazer (Semdej). Na decisão, o São Raimundo enfrenta o Esquina das Tintas, em um jogo que promete eletrizar o Campo do Buracão, no Parque Dez.

A rodada começa às 17h, com disputa do terceiro lugar, entre Unidas da Alvorada e Unidas do São José. A final tem previsão para iniciar às 17h40
.

Iranduba recebe show de velocidade e manobras radicais no domingo

O município de Iranduba, a 25 km de Manaus, vai ficar agitado no próximo domingo (28). O Amazonas Motorpark, complexo de entretenimento e lazer que está sendo instalado na Estrada Manuel Urbano (AM-070), no Km 6,5m, receberá um show de velocidade, manobras radicais de carros e motos e ainda uma exibição de paraquedismo.

No local, já funciona a única pista de arrancada de 402 metros das regiões Norte e Nordeste do Brasil (Amazonas Dragway), que deve receber mais de 70 carros preparados para a última competição do ano. “Alguns carros chegam a 250 km/h e só fream com ajuda de pará-quedas. Teremos pará-quedas no chão e no ar, já que um grupo fará uma demonstração para o público de 3 mil pessoas que esperamos local”, conta o diretor do empreendimento, Juliano Bento. Outra atração será manobras radicais de carros e motos.

Na arrancada, o cronograma de prova prevê terá treinos - livres no sábado (27), das 10h às 18h; treinos no domingo (28), das 9h às 11h, e cinco largadas oficiais a partir das 11h30. "Na arrancada os pilotos são divididos em 15 categorias. Todos largam cinco vezes e vence quem consegue o menor tempo dentro da sua categoria. É um briga contra o relógio", explica o diretor do Amazonas Motorpark, Juliano Bento.

O evento com ingresso a R$ 10,00 é patrocinado pela JL Frio e pela Picanha Mania. Outras informações no www.amazonasdragway.com.br

Sobre a Amazonas Dragway
A Amazonas Dragway é a única pista de arrancada do Norte e Nordeste do Brasil com ¼ de milha (402,5 metros) e está localizada dentro do Amazonas Motorpark, centro de entretenimento e lazer que está sendo implantado na Estrada Manuel Urbano (AM-070), Km 6,5, Iranduba / Manaus / Amazonas.

Amazonino ameaça renunciar mandato após vaias em inauguração


O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB) ameaçou renunciar ao mandato caso seja comprovado em pesquisa que a população reprova a sua administração. Ele foi vaiado nesta sexta-feira (26) na inauguração de um conjunto habitacional na Zona Norte de Manaus. O evento marcou a última visita do presidente Lula a Manaus, quando inaugurou também termelétricas movidas a gás para produção de energia elétrica.

Ao tentar discursar e ser impedido por manifestantes, Amazonino disse não admitir as vaias.  "Nunca na minha vida sofri esse tipo de constrangimento. Se o Amazonino não tiver a aprovação do povo, vocês vão ter outro prefeito, porque eu vou sair. Eu vou mandar fazer uma pesquisa e se for negativa eu renunciarei o meu mandato", disse ele.

Após a reação de Amazonino, Lula tentou amenizar a situação. " O Amazonino não tem que provar nada. Ele já comeu o pão que o diabo amassou", referindo-se ao fato de o prefeito ter recebido a cidade com orçamento da gestão anterior. "Agora as coisas vão melhorar", disse o presidente.

Questionado se a manifestação contrária ao seu mandato seria organizada pela oposição, Amazonino disse não poder confirmar intenções políticas no ato.

 Segundo alguns dos manifestantes o motivo das vaias seriam os problemas do transporte coletivo na cidade. Entre eles, a falta de ônibus no próprio Conjunto Cidadão, inaugurado hoje no bairro Santa Etelvina. "Ele não anda de ônibus, por isso acha que está tudo bem, mas o transporte coletivo nessa cidade é uma vergonha", disse a estudante Michelle Souza, presente na inauguração.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Omar Aziz (PMN) e o senador eleito pelo Amazonas Eduardo Braga (PMDB) também discursaram. Eles agradeceram o presidente Lula pelo apoio dado ao Amazonas durante os últimos oito anos
.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Amazonas oficializa criação da primeira Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável

O Governo do Estado oficializou ontem a primeira reserva privada de Desenvolvimento do Sustentável do Mundo. A Empresa Brasileira de Conservação de Florestas (EBCF), voltada para ações de preservação ambiental e da biodiversidade, é a primeira detentora da unidade de conservação reconhecida pelo poder público.

A entrega do protocolo à empresa beneficiada foi realizada durante o Seminário Unidades de Conservação: Avanços e Perspectivas no Amazonas, encerrado na terça-feira (25), no Studio 5 Centro de Convenções, Distrito Industrial.  O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, a iniciativa é assegurada pelo Decreto de Criação e Implementação de Reservas Privadas Estaduais, assinado pelo Governador Omar Aziz durante a Semana de Meio Ambiente que ocorreu em junho deste ano.

“O Estado oferece aos empresários a possibilidade de criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural ou de Desenvolvimento Sustentável e nesta empresa (EBCF) reuniu todos os documentos necessários para o marco regulatório e agora a unidade será oficializada”, disse a secretária. A criação das reservas privadas é um ato voluntário e, segundo Nádia, podem ser em parte ou na totalidade do imóvel.

Município de Borba

O diretor de projetos EBCF adianta que a primeira unidade de conservação privada está localizada no município de Borba e corresponde a 23 milhões m², beneficiando cerca de 40 famílias que vivem naquela área. “Grande parte das aplicações dos fundos que nos apoiam serão direcionados ao desenvolvimento dos programas sócio ambientais, levando saúde, educação e, principalmente, pagamento por serviços ambientais”, assegura.

A meta da empresa beneficiada é oficializar até 2015 um total de 1,3 bilhões m² de unidades de conservação no Amazonas. “Este é o primeiro protocolo que estamos oficializando. O próximo será no município de Manicoré e até 2015 esperamos beneficiar cerca de 800 famílias que vivem nas unidades de conservação”, garante o diretor florestal da EBCF, Valdenor Junior.

Amazonas discute parcerias econômicas com Paquistão

O coordenador da equipe de transição do Governo do Estado e vice-governador eleito, José Melo, recebeu na quinta-feira (25), o embaixador do Paquistão, Alamgir Babar, no Palácio Rio Negro. Na pauta, discusão sobre possíveis parcerias econômicas entre o Amazonas e o Paquistão. O embaixador estará em visita a Manaus até o próximo dia 28 com o objetivo de promover negócios e estreitar relações comerciais entre ambas as partes.

Durante o encontro, Melo deixou claro que o Amazonas encontra-se aberto a novas iniciativas e ações conjuntas que tragam benefícios à economia e população do Estado. “O Paquistão tem grandes necessidades dos produtos manufaturados aqui produzidos, como os das áreas alimentícia, madeireira, mobiliária e de biocombustíveis, os quais podem atender a esta demanda”, pontuou Melo.

O embaixador, por sua vez, defendeu o desenvolvimento das relações de comércio junto ao Estado no intuito de criar um ambiente comercial favorável entre o Brasil e o Paquistão. “A economia do Amazonas está se tornando cada vez mais forte devido às suas variadas atividades, o que nos motivou a vir aqui e explorar todas as possibilidades de cooperação conjunta”, afirmou Alamgir.

Melo explanou sobre as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado que aliam questões ambientais à geração de emprego e renda, a exemplo do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Ele também observou que o Amazonas pretende, nos próximos anos, se tornar o maior produtor de peixes de água doce do país. “Esta meta é capaz de resultar uma grande relação comercial com o Paquistão”, avaliou, ao citar o plano de manejo florestal do Amazonas como outro fator de significativa importância para uma futura parceria.

Hoje, o embaixador paquistanês tem encontro marcado com a titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Flávia Grosso, a fim de conhecer mais a respeito de investimentos e ingresso de novas empresas no modelo, bem como sobre a exportação e importação de produtos.

“Estamos muito interessados pela Zona Franca porque também temos um modelo de características semelhantes, denominado Zona de Exportação”, completou.

Boa iniciativa

Uma ação civil Pública do Ministério Público do urbanismo deve ordenar na cidade de Manaus, eventos públicos e particulares que estão sendo realizados sem nenhuma fiscalização do poder público ou sem a devida preocupação com os transtornos causada à população. Hoje será feita uma visita técnica com vários órgãos ( MP, Vara do Meio Ambiente, DEMA, SEMMAS e Batalhão Ambiental), cuja finalidade é verificar os transtornos causado pelo evento a população e moradores da região para munir o Promotor da ação de informações suficientes para formatação de Termo de Ajustamento de Conduta com empresários de eventos na cidade de Manaus.
 

Lembrança do rio de janeiro

  Um filho de um amazonense que mora e estuda na cidade do Rio teve seu carro, um Fox  2010, queimado por traficante nesta semana. O garoto trouxe essa lembrança do rio de janeiro para o pai que havia comprado o carro em setembro deste ano para seu filho se deslocar com mais facilidade pela cidade maravilho da bala perdida. O rapaz não que mais voltar.  

Violência rural


O Ministério Público Estadual realizou audiência pública ontem para tratar da violência no sul do estado do amazonas, principalmente em Canutama e Lábrea, municípios que vêm enfrentado violência contra lideranças rurais e agricultores. Esse processo não é de hoje e se arrasta sem uma intervenção firme do governo estadual, que sabe do problema e até presente momento não fez o papel pacificador na região, mesmo com denúncia da ouvidoria agrária nacional contra o governo do Amazonas relatando mortes e ameaça de lideres na região. Já morreram oito líderes e um pastor está com pena de morte decretada. Quanto mais será necessário para que o poder público tome providências.

Velório antes do tempo 2

A secretária da SDS estar com os dias contados e pode ser substituída por Eron Bezerra.
 De certo mesmo é que ela não fica por ter descontentado tanta gente, inclusive o governador 
e a torcida do flamengo. 
 
Esse vai ficar bem na fotoJosué neto caminha para a secretaria de esporte como parte de uma
 estratégia montada para puxar Liberman Moreno, primeiro suplente da legenda, para 
assembléia legislativa, graças a seu padrinho Amazonino que ainda não estar morto. 

Triste no canto de uma mesa

Foi estranho ver o senador  eleito Eduardo Braga, o ex todo poderoso do amazonas, com cara de papagaio de pirata engolindo o discurso de Omar Aziz. É 
nítido o desconforto de Braga em ser um mero expectador apagado no canto de uma mesa
 do atual governador e seu ex vice, que está consolidando sua própria marca com discurso 
politicamente mais correto e pé no chão. 

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Amazônia

A Petrobras informou nesta sexta-feira (26) que o teste de longa duração (TLD) na Amazônia confirmou a existência de acumulação de óleo leve (46º API) e gás natural no poço 1-ICB-1-AM (denominado "Igarapé Chibata nº 1"), em Tefé (AM), município distante 630 km de Manaus e 32 km da Província Petrolífera de Urucu.

De acordo com a empresa, os dados do teste até o momento indicam que a capacidade de produção do poço é de 2,5 mil barris de petróleo por dia, "o que é considerado um excelente resultado, em se tratando deste tipo de bacia no Brasil", diz a nota. O poço de 3.485 metros foi perfurado na Bacia do Solimões, Bloco SOL-T-171, no qual a Petrobras detém 100% dos direitos de exploração e produção.

O teste foi iniciado em setembro e tem duração prevista de um ano. A Petrobras explica que o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), aprovado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), "prevê a aquisição de novos dados sísmicos e perfurações de poços delimitatórios" para "definir a extensão da acumulação, quantificar as reservas e a comprovar a economicidade da acumulação."

A Petrobras já possui três campos produzindo petróleo e gás natural no município de Coari.

União Europeia dará 4,9 milhões de euros para projeto na Amazônia

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Delegação da União Europeia (UE) no Brasil lançaram nesta sexta-feira (26) em Brasília um projeto de cooperação técnica na Amazônia, chamado "Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento".

O projeto, que tem financiamento da União Europeia, pretende investir, ao longo de três anos, 4,9 milhões de euros (R$ 11,2 milhões) no município de São Félix do Xingu (PA), um dos que mais causam desmatamento na Amazônia. Em 2009, o município desmatou pouco menos de 450 km², mas em 2001 a taxa chegou a 1,6 mil km².

"Este não é um papel único do governo do município, ou do estado, ou do governo federal. Precisamos de todos os atores que estão nesta sala representados. A regularização ambiental é o primeiro passo", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O projeto será executado pelo MMA, com apoio técnico da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação). Além do investimento da União Europeia, haverá uma contrapartida brasileira de cerca de 1,9 milhão de euros (R$ 4,4 milhões).

O diretor de Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mauro Pires fez uma breve apresentação do projeto e explicou que a ação pretende dar ao município de São Félix do Xingu instrumentos adequados para a gestão ambiental e territorial visando o controle do desflorestamento.

"Uma das formas será financiar a regularização das terras de agricultores familiares. Uma família gastaria no mínimo R$ 2.500 para registrar terras. A ideia é que o projeto arque com esses custos, que serão mais baixos já que o processo será feito em larga escala", disse Pires.

Entre as autoridades, participaram da cerimônia o espanhol Juan Victor Monfort, encarregado de negócios da Delegação da União Europeia no Brasil, e o moçambicano Hélder Muteia, representante da FAO no Brasil. Ao fim de sua fala, a ministra do Meio Ambiente fez pedidos ao prefeito de São Félix do Xingu, Antônio Levino, e aos parceiros internacionais.

"Peço que o prefeito faça de São Félix do Xingu um exemplo para outras iniciativas na Amazônia. E peço à UE e à FAO que possamos ampliar essa cooperação a partir dos resultados", declarou Izabella Teixeira.

Meta do Hemoam é chegar a dez mil doadores permanentes no Amazonas

A Fundação Hemoam (FHemoam) , responsável pelo banco de sangue público do Amazonas, convoca voluntários para aumentar o estoque de sangue na unidade. Atualmente são sete mil doadores fidelizados – que doam sangue até três vezes ao ano - na fundação, entretanto, a meta é chegar a dez mil doadores permanentes.

Conforme assegura a diretora da FHemoam, Leny Passos, o estoque de sangue da fundação está abastecido, no entanto, sempre há risco de aumento da demanda na rede de saúde, principalmente no final do ano.  “A FHemom abastece, principalmente, as unidades de saúde pública que prestam serviço de emergências, portanto, existe uma preocupação constante em não deixar em defict o banco de sangue”.

A maior demanda do consumo de sangue na fundação, segundo a diretora, é direcionada aos pacientes submetidos às cirurgias cardíacas nos hospitais da rede pública. “Em uma cirurgia cardíaca menos complexa são utilizadas cerca de oito bolsas de sangue e dez de plaquetas, o que corresponde à doação de 16 voluntários”, explica Leny.

Desafio
O tempo de validade que garante a qualidade do sangue consumido é outro desafio da FHemoam. O coordenador do Ciclo do Sangue na fundação, Lasman Roberto, afirma que o período de consumo do sangue armazenado é de, no máximo, 35 dias e das plaquetas sanguíneas, a durabilidade é de apenas cinco dias.

“Alguns pacientes chegam a consumir vinte bolsas diariamente, por isso, existe uma necessidade muito grande manter o estoque de plaquetas”, acrescenta Lasman.

Para ser um doador de sangue, os voluntários passam por uma triagem clínica e sorológica, onde são verificadas a procedência de doenças com HIV, hepatite, Doença de Chagas entre outras. Podem ser doadores as pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

TCE autoriza renovação de contratos temporários dos professores da UEA

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas aprovou na última quinta-feira (25) a renovação dos contratos temporários para professor da UEA, até dezembro de 2011 baseados em relatório de prestação de contas da atual gestão, que em pouco mais de quatro meses já realizou 22 concursos e está com 34 em andamento.

“A UEA está respondendo positivamente ao cronograma estabelecido junto ao TCE em julho deste ano. O atual reitor está enfrentando todas as dificuldades possíveis, mas tem demonstrado competência administrativa para regularizar os problemas funcionais da instituição que já se arrastam desde 2001”, disse o vice-presidente do TCE Érico Desterro e Silva, relator do requerimento da UEA.

Logística
O relator informou ainda que o expediente enviado pela UEA mostra a logística operacional para realização dos concursos, que incluí desde a dificuldade em recrutar profissionais fora do estado para comporem as bancas, até a própria seleção que pode ocorrer em três fases.
A despeito da decisão do Pleno, o representante do Ministério Público de Contas, procurador Evanildo Santana Bragança, votou contra por entender que o prazo dado anteriormente na Decisão 058/2010, é mais que suficiente para realização dos concursos e que professores contratados em 2001 não deveriam ter seus contratos renovados, pois isso não está de acordo com a lei.

O presidente do TCE, Júlio Pinheiro, informou que a decisão foi pautada no compromisso que o gestor da UEA assumiu em legalizar a situação dos servidores .

“O reitor é sem dúvida um dos gestores mais sérios do estado e está cumprindo a sua meta, sabemos dos problemas que está enfrentando com os docentes e discentes, mas as medidas são necessárias para sanear o quadro”, defendeu.

A renovação dos contratos obedecerá à avaliação docente e a excepcional necessidade da instituição. A decisão do TCE possibilitará a UEA concentrar-se na realização dos concursos públicos que já sendo realizados.

Prefeito de Tefé é cassado e população deve voltar às urnas

A população de Tefé (a 525 quilômetros de Manaus) deve voltar às urnas para escolher um novo prefeito. A votação extraordinária ocorrerá em virtude do mandato do prefeito, Sidônio Trindade Gonçalves (PHS) ter sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde de ontem (25). Ele exercia o quarto mandato consecutivo, enquanto a Constituição Federal prevê apenas uma reeleição.

Em maio de 2009, Sidônio foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), mas antes do afastamento a ação judicial deveria ser confirmada pela Corte do TSE. Sidônio permaneceu no cargo durante dois anos enquanto o processo era analisado. A cassação de Sidônio foi proposta pelo então candidato a prefeito de Tefé, Jucimar Veloso (PMDB). Ele ficou em segundo lugar nas eleições de 2008.

No mesmo ano Sidônio entrou com recurso no TSE para recorrer da cassação determinada pela Corte Estadual. No recurso, Sidônio afirmava que, em 2004, já tinha obtido parecer favorável à permanência no cargo do próprio TSE. O ministro Marcelo Ribeiro foi relator do recurso. Na época o prefeito disse que o recurso já havia sido julgado e que a decisão afrontava o princípio da segurança jurídica.

Em janeiro deste ano o Ministério Público Eleitoral no Amazonas (MPE/AM) ofereceu denúncia contra Sidônio por uso de documentos falsos. De acordo com o MPE/AM, Sidônio também foi denunciado por omissão na prestação de contas do gasto de campanha no pleito de 2008. O uso de documentos falsificados ou alterados é crime previsto no Código Eleitoral com pena de até cinco anos de reclusão e pagamento de multa.

Sidônio foi prefeito de Alvarães nas gestões 1996 a 2000 e 2000 a 2004. Ele se afastou do cargo ao final do segundo mandato para concorrer à prefeitura de Tefé.  Ele foi eleito prefeito de Tefé na gestão de 2004-2008. Ao final de 2008 ele foi reeleito.

De acordo com o advogado de Sidônio, Yuri Barroso, o cumprimento da decisão não deve ser imediato. Segundo ele o acórdão deve ser publicado para que o prefeito possa ser afastado.

O município de Tefé é o quinto do Amazonas ( nas eleições de 2008), a ter mandato de cassação confirmada pelo TSE. No total, o pleito resultou em 15 cassações. As outras cassações confirmadas pelo TSE são: Japurá, Juruá, Manicoré e Nova Aripuanã. Mais três eleições suplementares ainda serão realizadas no Amazonas em 2011. Na última semana foram cassados os mandatos dos prefeitos de Careiro da Várzea e Anamã. Já foram realizadas eleições suplementares em Coari e Juruá.

Terméletricas do Amazonas passam a operar com gás natural


As usinas termelétricas Tambaqui, Jaraqui e Manauara iniciam nesta sexta-feira (26) a produção de energia elétrica com gás natural em Manaus. Às vésperas da abertura das operações, que incluem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério da Minas de Energia diz não ter a estimativa de quanto a redução dos custos gerados pelo sistema influenciará no bolso do consumidor amazonense.

Juntas, as usinas termelétricas devem gerar 256 MW de energia elétrica a base do gás de Coari. Segundo a diretora de Gás do Ministério de Minas e Energia, Symone Cristine Araújo, caso ocorra o barateamento dessa energia, o benefício será descentralizado da capital e estendido também a municípios do interior do Estado. As comunidades ao redor da tubulação do Gasoduto Coari/Manaus seriam beneficiadas com 900 mil metros cúbicos de combustível.

O gerente executivo de operações e participações de energia da Petrobras, José Alcides Martins, disse que, apesar da redução da tarifa elétrica não depender da Petrobras, a redução nos custos da produção da energia será evidente. Para ele, o reajuste da tarifa na conta do consumidor depende dos cálculos que serão realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A análise que pode reajustar a cobrança será realizada com base na Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo cobrado nas tarifas de distribuição e consumo de energia elétrica. O prazo para a conclusão dos cálculos encerra apenas no ano de 2014. A redução seria viável devido a integração de Manaus ao sistema nacional de geração energia.

Ao todo, os investimentos na adequação dos parques energéticos para a nova tecnologia custaram o montante de R$ 161 milhões. As novas bases de produção incluem as termelétricas Mauá, Aparecida, Cristiano Rocha e Ponta Negra. Somadas, as usinas têm capacidade para 688MW.

Redução de gases poluentes

A geração de energia a gás nas três primeiras termelétricas reduzirão em 70% as emissões atmosféricas de óxido de nitrogênio, carbono e enxofre, de acordo com Symone Araújo. A produção de energia com sistemas hidráulicos e a diesel/combustível geram cerca de 47 toneladas de poluentes por dia. Com a produção a gás as emissões cairão para menos de 33 toneladas diárias.

Ganhos econômicos
A Petrobras acredita que a implantação do projeto irá estimular a instalação de indústrias e o consequente crescimento na geração de empregos e desenvolvimento econômico regional. Dados apresentados pela empresa apontam que, a partir de 2014, os consumidores brasileiros devem economizar R$ 1,3 bilhão anualmente com o novo setor energético.

Branquinho não responde perguntas durante oitiva na CPI da Pedofilia


A CPI da Pedofilia ouviu hoje (25), o juiz aposentado da Vara da Justiça do Trabalho de Tefé (AM), Antônio Carlos Branquinho, acusado de cometer crime de pedofilia quando ainda atuava como juiz.

Durante a argüição do senador José Nery (PSOL – PA), o acusado limitou-se a dizer apenas que as acusações contra ele eram provenientes de um funcionário. “Todo o processo teve início numa denúncia anônima, que no decorrer do processo se verificou que era de um funcionário que em algum momento se viu privado de uma gratificação”, afirmou Branquinho.

A partir do momento que passou a ser questionado sobre o acervo de fotografias constantes da investigação, o acusado não respondeu a mais nenhuma pergunta. Segundo José Nery, durante a investigação Branquinho classificou as fotos como “nu artístico”. Baseado nesta informação, o senador perguntou se Branquinho considerava legítimo que crianças posassem para nu artístico, ao que ele não respondeu.

O senador Magno Malta iniciou as suas perguntas a Branquinho perguntando o que ele acha de um pedófilo. Nem essa, nem nenhuma das outras perguntas feitas pelo senador tiveram resposta do acusado. Várias fotografias nas quais o juiz aposentado aparece foram mostradas a ele e descritas pelo senador.

De acordo com Magno Malta, são mais de 49 mil fotografias produzidas pelo próprio juiz. Nas imagens aparecem, além de Branquinho e crianças, vários homens e objetos utilizados na prática sexual, além de crianças e adolescentes consumindo cigarros e bebidas alcoólicas e algumas adolescentes grávidas.

Depois que os senadores fizeram suas perguntas, um vídeo pornográfico no qual o acusado aparece abusando de crianças foi exibido a portas fechadas, apenas para os membros da CPI.

O senador Papaléo Paes (PSDB – AP), assistiu o vídeo e assegurou que as imagens são chocantes. “Nas imagens com o juiz a gente vê que as crianças estão lá obrigadas. O que mais choca é que são crianças pobres de 11,12 e 13 anos de idade e que estão muito nervosas, algumas até tremem”, descreveu o senador. “Não há dúvidas de que é ele que está no vídeo”, completou.

Para o presidente da comissão, senador Magno Malta, ainda é necessário incluir as outras pessoas que aparecem no vídeo dentro do processo. “Cafetinas e outros homens que aparecem com ele e caracterizam a formação de quadrilha”, afirmou o senador.  Magno Malta ainda disse que pretende que Branquinho seja indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, estupro de vulnerável e por fornecer cigarro e álcool para menores de idade.

O presidente da comissão reafirmou que a CPI concluirá suas atividades no dia 22 de dezembro. “O mais importante dessa CPI é que ela acordou o país. Vamos entregar para o país o que nenhuma outra CPI entregou”, disse o senador.

Na próxima quinta-feira (02), a CPI vai ouvir o depoimento de José Júlio de Miranda Coelho, ex-presidente do Tribunal de Contas do Amapá, também acusado de pedofilia.

Lula inaugura em Manaus usinas a gás natural e conjunto habitacional


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Manaus nesta sexta-feira (26) para participar da cerimônia de inauguração do Parque Termelétrico a Gás do Amazonas, que marca o início da geração de energia elétrica a gás natural na região Norte. O evento será, às 16h, na Usina Termelétrica Tambaqui, na avenida Solimões, no Mauazinho, zona Sul. Em seguida o presidente segue com o governador até o bairro de Santa Etelvina, zona Norte, para inaugurar o conjunto residencial Cidadão XII, com 800 casas populares.

Lula, que em novembro do ano passado veio à cidade para inaugurar o Gasoduto Coari-Manaus, desembarca no aeroporto internacional Eduardo Gomes, às 15h, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e segue direto para a Usina Termelétrica Tambaqui, onde, ao lado do governador Omar Aziz e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo participam da cerimônia.


A Companhia de Gás do Amazonas, Cigás, foi a responsável pela construção dos cerca de 43 quilômetros de rede de distribuição para fornecimento de Gás Natural às oito usinas termelétricas de Manaus. O gás de Urucu chega a Manaus nas proximidades das Usinas Termelétricas de Mauá e Aparecida, abastece as duas unidades e segue por duto para atender aos cinco produtores independentes de energia, localizados em pontos diversos da capital do Amazonas.
A Cigás é a concessionária estadual responsável exclusiva pela distribuição do Gás Natural no Estado do Amazonas. A empresa foi criada pela lei 2.325 de 8 de maio de 1995 e alterações. Para atender o volume e a pressão necessários para a distribuição de gás em Manaus para as usinas termelétricas, a Cigás teve que construir um verdadeiro “gasoduto urbano”, com 43 quilômetros de tubos, cortando as ruas da cidade, sendo utilizados tubos de aço de 20 e 10 polegadas de diâmetro. Poucos locais possuem no Brasil redes urbanas com essas características. Uma peculiaridade da rede são os 4 quilômetros de furos direcionais. Os tubos ficam enterrados nas vias públicas a uma distância média de 1,20 m da calçada e profundidade de 1,80 metro.
A geração de energia elétrica a partir de gás natural é feita através da queima do gás combustível em turbinas ou motores a gás bicombustíveis.
O crescimento do uso do gás natural ocorreu nos últimos 20 anos e neste século a tendência é o aumento de sua utilização como fonte energética, rendendo ao Gás Natural o apelido de Energia do século XXI.
Em Manaus, a Cigás atenderá ao parque termoelétrico para substituir os combustíveis líquidos derivados do petróleo por Gás Natural, trazendo maior confiabilidade ao sistema elétrico, e com a vantagem de diminuir a emissão de poluentes. A rede da Cigás atende à demanda atual de 5,5 milhões de metros cúbicos/ dia.

Combustível Veicular
Atualmente, dois postos fornecem gás como combustível veicular, o GNV: San Remo e Vitória Régia, localizados na Bola da Suframa e na Constantino Nery. Juntos, os postos fornecem 80 mil metros cúbicos de GNV ao mês.

Todas as atividades já desenvolvidas pela Cigás, incluindo construção, montagem e operação obtiveram licenças prévias do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para serem executadas. A licença prévia do Ipaam, de número 132/06, foi expedida em 03 de julho de 2006 e a licença de instalação, número 147/07, foi emitida pelo Ipaam no dia 26 de setembro de 2007.

Entrega de casas populares
Ainda nesta sexta-feira (26), o presidente, acompanhado do governador Omar Aziz, um conjunto habitacional, construído pelo Governo do Estado. Situado no bairro Santa Etelvina, zona Norte, o Conjunto Cidadão XII, vai beneficiar 800 famílias de baixa renda e que residem em áreas de risco. A inauguração será realizada a partir das 18h, na Avenida Coletora 2, segunda etapa do Conjunto Cidadão XII.

De acordo com o governador Omar Aziz, o novo conjunto está inserido na política habitacional do Estado, que atualmente mantém mais de dez mil unidades em fase de construção e nos últimos oito anos, construiu cerca de 35 mil casas populares na capital e no interior.

As casas populares do Conjunto Cidadão XII, construídas em concreto celular, têm 33,10 metros quadrados de área construída com sala, quarto, cozinha, banheiro e varanda. O terreno mede 128 metros quadrados, tamanho recomendado pelo plano diretor de Manaus e comporta uma futura ampliação do imóvel pelo proprietário. O conjunto é entregue com toda a infraestrutura necessária: ruas asfaltadas, água, energia elétrica, além de sistema de esgotamento sanitário com estação de tratamento de esgoto.

Foram investidos na construção R$ 25,5 milhões, sendo R$ 9,7 milhões do Governo do Estado e R$ 15,8 milhões do Governo Federal através do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC.

Este será o terceiro empreendimento de moradia popular inaugurado pela comitiva presidencial no estado do Amazonas. O presidente já inaugurou o Conjunto Amine Lindoso e em sua última passagem por Manaus, inaugurou o Conjunto Cidadão IX, ambos localizados na zona Leste da Cidade.

Polícia Federal reforça Bope na patrulha do Alemão e da Vila Cruzeiro


Policiais Federais auxiliam no patrulhamento do entorno do Conjunto de favelas do Alemão e na Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (26). A Polícia Civil e o Bope também monitoram algumas entradas das comunidades que ficam no complexo. As autoridades preparam ainda uma ação de buscas na Vila Cruzeiro.
Na quinta, o Bope fez uma megaoperação na Vila Cruzeiro com apoio de blindados da Marinha. Muitos criminosos fugiram do local pela mata para o Alemão, comunidade vizinha.
Desde domingo, o Rio de Janeiro vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo do Rio, é uma reação à política das UPPs, quando a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos. Desde 2008, 13 dessas unidades foram instaladas na cidade. Fontes do governo do Rio confirmaram quinta uma UPP na Vila Cruzeiro.
Mesmo após a megaoperação de quinta, o Rio de Janeiro viveu uma madrugada com mais ataques, foram pelo menos cinco registrados. Em balanço divulgado na noite de quinta (25), a Polícia Militar informou que 72 veículos foram incendiados por criminosos desde o início dos ataques no domingo (21). Entre presos e detidos, há 188 pessoas.
A SEGUIR, LEIA AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES:
ESCOLAS FECHADAS
As escolas da região da Penha estão sem aulas nesta sexta. Muitos alunos ainda tentaram ir as aulas, mas receberam a orientação de voltar para casa. De acordo com uma professora de um colégio municipal, que preferiu não se identificar, “muitas mães já ligaram informando que não iam mandar os filhos para a escola”.

BLINDADOS
Segundo o comandante do Bope Paulo Henrique Moraes, que participou da megaoperação na quinta de dentro de um dos blindados, as armas dos blindados da Marinha não devem ser usadas nas ações na Vila Cruzeiro nesta sexta. "Não é uma operação de guerra comum porque há muitos moradores. [É preciso] usar [as armas] de maneira criteriosa porque ali vivem cidadãos de bem, e trabalhamos pelo menor número de feridos possível”. Veja no vídeo ao lado entrevista ao "Bom Dia Brasil".

MADRUGADA
Pelo menos cinco ataques foram registrados na madrugada na região metropolitana do Rio. De acordo com os policiais, um Siena foi incendiado na Rua João Bittencourt, em Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A PM informou ainda que o ataque ocorreu fora da comunidade da Chatuba. Outros quatro ataques foram registrados na madrugada desta sexta em diferentes pontos do estado: Via Dutra, Avenida Brasil, Ipanema e São Gonçalo.

MILITARES
Na noite de quinta-feira (25), o Ministério da Defesa informou, que, a pedido do governo do Rio de Janeiro, serão enviados 800 militares do Exército para auxiliar a polícia local no combate à onda de violência na capital do estado e em cidades vizinhas.

MEGAOPERAÇÃO
Na quinta-feira (25), as polícias Militar e Civil realizam uma megaoperação na comunidade para prender criminosos que, segundo serviços de inteligência, deixaram comunidades pacificadas pelas chamadas UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora. A ação da polícia foi liderada pelo Bope, que contou com pelo menos 150 homens e com o apoio da Marinha, que cedeu inicialmente seis blindados. Uma hora depois do início da operação 200 policiais civis e mais três blindados da Marinha e quatro caveirões do Bope chegaram para dar reforço à ação.