terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Polícia Civil deflagra operação Espinhel II nesta terça-feira

As policiais civis e militares deflagraram nesta terça-feira (14) a "Operação Espinhel II" para combater o tráfico de drogas no Amazonas. A ação é coordenada pelo delegado geral de Polícia Civil, Mário César Nunes, desde às 6h. Os acusados estão sendo encaminhados para a Delegacia Geral de Polícia, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

Segundo o delegado, até às 08h15 desta terça-feira, 26 pessoas acusadas de tráfico de drogas foram presas. A Polícia já encontrou espingardas, metralhadoras e drogas.

"A investigação desta operação durou seis meses, através de denúncias feitas pela própria população. O Espinhel II tem como meta cumprir 28 mandados de busca e apreensão", disse o delegado.

Entre os suspeitos investigados na operação estão o policial Waldick Hernane da Silva, 48. A Polícia expediu mandado de prisão contra ele durante a operação "Espinhel 1" deflagrada na última sexta-feira (10). Ele se apresentou ontem (13), acompanhado do presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinpol), José Ailson Andrade.

Entenda a Operação
Waldick foi encaminhado à Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), na Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ele prestou depoimento a delegada Tâmera Maciel, e em seguida, foi conduzido à carceragem da Delegacia Geral da Polícia Civil.

A ação é resultado de investigações por meio de registros de denúncias ao Disk 181, da Secretaria Executiva de Inteligência. Os mandados de prisão e de apreensão foram solicitados à Justiça, embasados nos altos índices de denúncias registradas na capital.

Na sexta-feira (10) mais de 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Manaus. A Operação "Espinhel 1" apreendeu balanças de precisão, aparelhos celulares, fitas adesivas, balões, ferramentas e artefatos destinados ao "batismo" de drogas, além de substâncias destinadas à diluição de drogas, tais como bicarbonato de sódio, "sal amargo", acetona, entre outros.

Operação Impacto de Combate à Dengue será lançada na Reserva Adolpho Ducke

A Operação Impacto de Combate à Dengue será lançada nesta terça-feira (14) às 10h, na Reserva Adolpho Ducke, zona Leste de Manaus. Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a ação será coordenada pela Semsa e realizada em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica.

“Vamos iniciar nesta terça-feira esta ação até o final do mês de março de 2011. Pretendemos contar com a ajuda da população ao receber em suas casas os nossos servidores, que totalizam aproximadamente 3.200. Iremos começar a operação na zona Norte de Manaus, onde há o maior índice da doença”, disse o secretário.

A Operação tem como meta reduzir a menos de 1% o Índice de Infestação Predial pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, até março de 2011, quando a Operação Impacto deve ser finalizada em Manaus.

Projovem Trabalhador Juventude Cidadã terminam nesta terça-feira em Manaus

As atividades do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã terminam nesta terça-feira (14) com solenidade a ser realizada a partir das 19h, no Hall de Exposições do Unicenter, na UniNilton Lins, no Parque das Laranjeiras.

O programa foi executado por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRAD) e SINE/Manaus, em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), beneficiando mil jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, de famílias cujo perfil era de baixa renda, e que estavam fora do mercado.

Qualificação
Eles tiveram oportunidade de se qualificar e ter condições de ocupar postos de trabalho na capital nos setores de comércio, indústria, serviços e construção civil.Além das 350 horas de aula, durante seis meses, os alunos receberam ajuda de custo mensal de R$ 100 para despesas com lanche, além de vale-transporte de ida e volta.

Onze cursos técnicos oferecidos, além de noções de cidadania e ética, educação ambiental, direito trabalhista e formação de cooperativa.
A partir de janeiro, o SINE/Manaus fará o encaminhamento destes jovens para empresas cadastradas no sistema.

Região do Alto Solimões vai ganhar Pelotão Especial de Fronteiras

O lançamento oficial do Pelotão Especial de Fronteiras, promovido pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública será realizado nesta quarta-feira (15) em Brasília (DF). A iniciativa vai possibilitar o reforço da segurança na região do Alto Solimões, inicialmente em  Tabatinga, e áreas de fronteira do Amazonas.

Segundo o comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, serão entregues embarcações, viaturas, equipamentos, armas e todo o aparato “necessário para continuar garantindo a segurança naquela região”. O destaque vai para as aeronaves não tripuladas, utilizadas para realizar operações de observação área e obtenção de imagens sem risco à vida humana.

Dan Câmara afirmou que o Pelotão Especial, com iniciativa do Governo Federal em parceria com o Estado, vai reforçar a segurança em Tabatinga - onde a unidade do Pelotão está em construção -, São Gabriel da Cachoeira - também na região do Alto Solimões - e Boca do Acre, Calha do Purus.

“As obras em Tabatinga estão sendo realizadas e esperamos começar as construções dos outros dois pelotões a partir do ano que vem”, afirmou.

Manutenção
O coronel explicou que o Governo Federal entra com os equipamentos e a estrutura física do Pelotão e o Governo do Estado fica responsável pela manutenção do local após a entrega e os recursos humanos. Os homens do RAIO, grupo de operações especiais da Polícia Militar, vão compor o efetivo.

Com a instalação do novo sistema de segurança, 45 policiais do RAIO devem fazer revezamento no município por um período de 30 dias. A unidade especializada conta hoje com 300 militares. “A Operação Três Fronteiras tende a permanecer nesses municípios até a implantação do Pelotão Especial de Fronteira”, informou ele.

Dan assegurou que todas as sub-unidades de operações especiais do RAIO estão preparadas para atuar no Pelotão, como as de resgate de reféns, a de anti-terrorismo que trabalham com artefatos explosivos e a de respostas rápidas.

Operação
O comandante lembrou que desde 2009, com a operação "Três Fronteiras", o Governo do Amazonas está trabalhando de forma efetiva nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e São Gabriel da Cachoeira com a presença integrada da Polícia Militar, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança Pública.

De acordo com ele, a operação estava programada para ocorrer até junho deste ano, mas por ordem do governador Omar Aziz, a “Três Fronteiras” foi prorrogada três vezes. “O Governo do Estado chamou a atenção do Governo Federal com a iniciativa de montar um esquema especial nesses municípios e eles vieram com a Operação Sentinela”, disse ele.

Ronda dos Rios
Atualmente, a Força Nacional mantêm cerca de 100 homens, a Polícia Militar local conta com 60 e o RAIO com 20 militares na região. Dan afirmou que 8º Batalhão de Tabatinga entrará em reforma.

“Estamos revendo toda a frota das viaturas com a aquisição de uma frota que possibilite a manutenção no local, novos coletes já começaram a chegar e estamos em fase de aquisição de novos armamentos. A licitação para a aquisição de novos uniformes estáo na Comissão Geral de Licitação”, disse ele anunciando que um novo modelo de gestão de frotas será implantado.

Para compor a PM, Dan Câmara também enfatizou o concurso público que está em processo e que deverá incorporar mais 2500 novos policiais no Estado. O comandante da PM informou ainda que a corporação está implantando o Grupamento de Rádio Patrulhamento Fluvial, que será uma “espécie de Ronda dos Rios”, nas áreas de fronteiras.

Polícia identifica adolescentes acusados de atirar em psiquiatra

Policiais da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) apreenderam, na tarde desta segunda-feira (13), três adolescentes suspeitos de participar do assalto ao psiquiatra Manoel Galvão no último sábado (11). A mandante do crime seria uma adolescente de 16 anos. Em depoimento à Polícia, ela disse fazer programas sexuais com o médico há cerca de um ano.

De acordo com a adolescente, conhecida como Brigadeiro, a intenção do grupo não era ferir o psiquiatra. Ela confessou ter combinado com o restante dos envolvidos apenas o assalto. Durante a ação, um dos adolescentes foi ferido acidentalmente e, após ser baleado, ele teria acreditado que o disparo havia sido feito pela vítíma. Segundo ela, o adolescente teria atirado contra Galvão em represália. 

Além da adolescente, a Polícia deteve mais uma menina de 15 anos e um rapaz de 16. A apreensão aconteceu no bairro Compensa, zona Sul de Manaus, por volta de 16h30. Os acusados estavam na residência de "Brigadeiro". Os policiais chegaram até o grupo com base no depoimentos de testemunhas do crime.

Outros dois suspeitos ainda estão sendo procurados pela DERF. As investigações estão focadas nas regiões dos bairros da Compensa, São Jorge e Vila da Prata, em busca do autor do disparo que feriu o psquiatra, um adolescente de 16 anos, e Diego, de 19, também acusado de participar da tentativa de assalto.

Fuga e uso de drogas


Para a Polícia, "Brigadeiro" afirmou que o grupo já planejava fugir para evitar as investigação. Perguntada sobre o uso de drogas, ela teria dito que não consumia nenhum entorpecente, apenas "maconha, que é da natureza". Com ela, os policiais encontraram as chaves do carro da vítima.

Além das detenções, os policiais ainda apreenderam na casa da adolescente um revólver calibre 22, munição e uma algema. Uma segunda arma - revólver calibre 32 - também teria sido usada na ação, mas ainda não foi encontrada. 

Programas sexuais
Segundo o delegado da DERFD, Orlando Amaral, as duas adolescentes detidas confessaram fazer programas sexuais. "Brigadeiro" contou manter relações com o psiquiatra Manoel Galvão há quase um ano, em troca de valores como R$ 100 e R$ 200.

O caso é considerado crime e Galvão pode ser indiciado. Como não houve boletim de ocorrência contra o psiquiatra, o Ministério Público pode representar contra o médico.
 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Amazonas entre os piores em ranking de investimentos na Educação Básica

Pesquisa realizada pela Ong “Todos pela Educação” sobre o investimento na educação no Brasil mostram que o Amazonas é um dos Estados que menos investe recursos em cada aluno matriculado. Segundo o levantamento, o Amazonas investe apenas R$ 432 por estudante ao mês, e registra investimento anual de R$ 1.868,07 na Educação Básica. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (10) e tiveram como base informações do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Pará e Amazonas estão entre os piores no ranking de verbas destinadas à Educação. O Amazonas aparece na frente apenas dos estados da Paraíba (R$ 1.802,39) e Bahia (R$ 1.766,94). O Estado possui 530 mil alunos na rede pública estadual segundo a Secretaria do Estado de Educação do Amazonas (Seduc). A pasta informou que vai analisar as informações do estudo da Ong.

Roraima é o segunda localidade que mais investe na Educação, com renda anual por aluno de R$ 4.365,37, de acordo com o levantamento. O estado fica atrás somente da capital federal que lidera o ranking. Em contra-partida, chega a investir R$ 499 por aluno matriculado. A média nacional em 2009 registrou R$ 2.948 por aluno ao ano.

Os dados mensais são referentes ao acompanhamento de cinco metas das políticas educacionais para 2012 como: acesso, alfabetização até os oito anos de idade, aprendizado adequado à série, conclusão na idade certa, financiamento e gestão da educação, além do aprendizado das disciplinas Português e Matemática.

As informações da ong "Todos Pela Educação" também são baseadas no montante aplicado no salário de professores, manutenção dos colégios e todos os insumos das escolas. Para a Presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação do Amazonas (Sinteam), o salário não é o item fundamental para rebaixar o Amazonas no ranking. "O salário do professor no Amazonas é o terceiro ou quarto melhor do Brasil" frisou Tavares.

A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Darcy Neves, afirmou que é necessário avaliar a realidade pesquisada nos estados. Ela também destacou que o Amazonas possui uma estrutura educacional e logística diferenciada para o ensino na Educação Básica, principalmente no interior do Estado. Segundo ela, o CEE vai propor uma alternativa de gestão ao Governo para diminuir os números negativos.

O estudo comparou as informações com os dados anuais do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é o responsável por aplicar uma prova de avaliação composta por questões de Matemática, Ciência e leitura. A pesquisa foi realizada com 20 mil estudantes amazonenses da rede estadual de ensino.

O Amazonas ficou em 24º lugar no levantmamento do Pisa realizado em 2009, com média de 371.  O estudo foi aplicado em estudantes de 65 países de 15 a 17 anos, matriculados em qualquer série a partir do 8º ano do ensino fundamental. Dentre as 27 unidades da federação, o Amazonas ficou a frente apenas dos estados de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Criança é encontrada morta e pais são suspeitos de maus tratos

Ana Cristine Pereira de Sales, de nove meses de idade, foi encontrada morta em uma casa no Beco Oriental, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus por volta das 5h30 da manhã de hoje (13). A Polícia suspeita que a menina tenha sido vítima de negligência e maus tratos dos pais.

O pai da criança, Pedro Sales Soares, 35, contou que estava dormindo quando a mãe, Ane Caroline Pereira Toledo, 15, encontrou a filha morta. A menina estava com a cor alterada e o corpo tinha sinais de rigidez.  Até ontem (12), o pai identificou apenas sintomas de resfriado mas, segundo ele, o bebê estava em "perfeitas condições de saúde".

Pedro disse que ficou a noite toda com a menina. Vizinhos contestaram a versão e disseram que os pais dela eram acostumados a deixá-la sozinha em casa. Segundo as testemunhas, eles teriam repetido a ação na noite deste domingo. Eles também disseram que os dois teriam consumido bebidas alcoolicas durante a madrugada. A mãe da criança não quis se manifestar sobre o caso.

A titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Deapca), Linda Gláucia, e investigadores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) constataram péssimas condições de higiene na residência do casal.

“A criança estava vivendo em condições sub-humanas, fora dos padrões de higiene e segurança’, disse. Segundo a delegada, a princípio os indícios dão conta de crime de maus tratos, mas a suspeita da Polícia só será confirmada após a conclusão da perícia no local.

O corpo da menina foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) onde será necropsiado. O laudo também deve indicar a hora da morte de Ana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado após às 6h desta segunda-feira.

Pedro Soares e Ane Caroline serão ouvidos ainda hoje na Delegacia de Homicídios em Manaus. A investigação será realizada em conjunto com a Deapca.

Ibama prevê 1,3 mil fiscalizações contra desmatamento e biopirataria para 2011

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) planeja executar 1,3 mil operações de fiscalização no próximo ano. O foco deverá ser o combate ao desmatamento ilegal e a biopirataria.

O Plano Nacional de Proteção Ambiental (Pnapa 2011), divulgado semana passada pelo instituto, também prevê ações contra queimadas ilegais, pesca predatória e plantio proibido de organismos geneticamente modificados.

No combate ao desmatamento, a estratégia adotada para a Amazônia nos últimos anos será aplicada em outros biomas, com grandes operações conjuntas de fiscalização e apreensão de produtos do crime ambiental.

Segundo o Ibama, a partir de 2011, as equipes de fiscalização começarão a atuar no "pós-licenciamento", para checar se as condicionantes previstas no processo de licenciamento ambiental foram cumpridas pelos empreendedores responsáveis pelas obras.

Campanha contra Febre Aftosa prorrogada até 15 de dezembro no Amazonas

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Amazonas vai ser prorrogada até o dia 15 deste mês. A informação é do diretor da Codesav (Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Alexandre Araújo. A vacinação seria encerrada no dia 30 de novembro.

A segunda etapa da campanha deste ano, tem como meta a vacinação de 900 mil animais em 50 dos 62 municípios do Estado, que tem um rebanho de 1,3 milhões de reses, em aproximadamente 11 mil propriedades.

De acordo com Alexandre Araújo, o governo do Amazonas ao solicitar a prorrogação da campanha ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), argumentou que a seca dificultou o deslocamento de produtores para adquirir a vacina, e também das equipes de fiscalização.

Por conta da prorrogação da campanha, os pecuaristas terão novo prazo para fazer a declaração de vacinação: de 16 a 30 deste mês. A declaração é feita nos escritórios da Codesav e do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário doAmazonas).

Segundo o diretor da Codesav, alguns municípios de terra firme já encerraram e outros estão por concluir a vacinação do rebanho. O problema são os municípios que têm o gado na várzea e foram atingidos pela seca.