sábado, 4 de dezembro de 2010

Parque dos Bilhares tem programação cultural e natalina neste domingo

Os visitantes do Parque dos Bilhares, próximo às Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, poderão conferir muita música neste domingo (5). O coral Vozes da Terra planejam apresentar no local um espetáculo com canções natalinas e temáticas regionais.

Ao todo, 50 coralistas estão escalados para a cantata, que terá regência do maestro Fabiano Cardoso. Os ensaios para a apresentação foram intensificados nos últimos dois meses. O espetáculo deste sábado acontece pouco antes do início do circuito de apresentações do grupo, que ainda tem shows programados no Parque do Idoso e no Teatro Amazonas.

O Coral Vozes da Terra já existe há quatro anos e é formado por servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e das Secretarias de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e da Fazenda (SEFAZ). Em setembro, o grupo foi o único coral do Amazonas a participar da 8ª Edição do Festival Internacional de Corais (FIC), em Minas Gerais.

O evento deste domingo começa às 18h e será aberto ao público. A entrada será franca.

Casa do Papai Noel

A programação do Parque dos Bilhares inclui também a abertura ao público da casa do Papai Noel. O evento contará com a chegada do “bom velhinho”, em uma viatura do Corpo de Bombeiros. Com o tema “Papai Noel na Floresta Mágica”, a casa ficará aberta aos visitantes de 18h às 23h, durante 20 dias. Toda a ornamentação do Parque é feita a partir de resíduos sólidos reaproveitados, a exemplo da árvore de Natal de PET.

Uma equipe de entretenimento fará brincadeiras, teatro, fantoches, bichinhos com bexiga, corrida de saco, túnel do tempo, pinturas no rosto e em papel.

No local, ainda serão recolhidos quilos de alimento não-perecível para colaborar com a campanha de arrecadação de donativos, que serão entregues à Casa Vhida, lar que abriga crianças portadoras do vírus HIV. As doações serão entregues no dia de Natal.

Potencial de mercado da classe C atrai shopping centers em Manaus

O potencial de mercado da classe C tem atraído empresários em Manaus. Visando esse filão do mercado, shopping centers têm investido e migrado para áreas como a zona Leste da capital para aproveitar o poder de consumo dessa faixa da população. Com a proximidade do Natal e das festas de final de ano, a estimativa é de grande movimento.

A estratégia usada pelos centros comerciais para enfrentar a sofisticação dos grandes concorrentes está na aposta da proximidade e na oferta de serviços. Comprar perto de casa e não perder tempo tem sido os fatores da maior procura pelos shoppings em zonas até então pouco exploradas por esse mercado.

Para atrair ainda mais clientes assíduos, os empresários investem também em promoções. Com o Natal, um dos shoppings, com 32 lojas, faz sorteios e troca cupons por mercadorias. Outro centro comercial, também na zona Leste, vai sortear uma motocicleta. Com 90 lojas, o shopping pretende ampliar ainda este ano a praça de alimentação e chegar, nos próximos anos, a mais de 200 lojas. No projeto aparecem ainda cinema e universidade.

Os investimentos seguem uma tendência. Entre 2003 e 2009, cerca de 30 milhões de brasileiros que ascenderam à classe C. Recentemente, uma pesquisa apontou que 71% dos ganhos das jovens de classe C é gasto com moda, uma das áreas de maior destaque nos shopping center.

As mulheres da classe C tiveram participação expressiva no consumo de itens relacionados à aparência e no movimento dos salões de beleza. Elas também são mais de metade das consumidoras dos principais canais de compras: somam 50% das clientes de supermercados, 59% de shoppings, 51% de lojas de roupas e 51% de farmácias.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Caravana Bolsa Universidade visita Zona Norte de Manaus

Integrantes da Caravana Bolsa Universidade, do Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, iniciaram esta semana uma série de visitas a várias zonas geográficas da cidade.

O objetivo é levar aos estudantes finalistas do ensino médio informações sobre o Processo Seletivo de 2011/1, que iniciará na segunda quinzena de dezembro. A primeira parada da Caravana foi segunda-feira (29/10) na Escola Estadual Marcantonio Vilaça, localizada no bairro Cidade Nova, na Zona Norte. O PBU, uma parceria da Prefeitura com as faculdades de Manaus, oferecerá em 2011 cerca de nove mil novas vagas.

Alguns bolsistas compõem a Caravana em forma de contrapartida pelo benefício recebido, e ajudam a levar informações sobre os critérios de seleção, como relata a estudante Cristiane Monteiro, beneficiária no curso de Serviço Social. “É muito emocionante ver a esperança nos olhos destes futuros bolsistas; agradeço muito ao prefeito Amazonino Mendes pela oportunidade, e estou aqui fazendo a minha parte”, disse.

Desde que foi criado, em setembro de 2009, pelo prefeito Amazonino Mendes, o PBU já beneficiou até este ano cerca de 11 mil estudantes em diversos cursos superiores.

Para saber mais sobre o Programa Bolsa Universidade, basta acessar o Portal da Prefeitura de Manaus no endereço www.manaus.am.gov.br.

As faculdades interessadas devem procurar a sede do Programa, localizada na rua Fortaleza, 443, B, Adrianópolis, ou ligar para o telefone 3214-9064.

Operação prende sete suspeitos e apreende mais de 5 kg de drogas em Tefé

A “Operação Poeira” da Polícia Militar apreendeu quatro quilos de maconha e quase dois quilos de cocaína em três bocas de fumo no município de Tefé, a 525 quilômetros de Manaus. Os policiais também prenderam sete pessoas, entre traficantes e foragidos.

No local de comércio de entorpecentes conhecido como “Boca de fumo do Maieli”, policiais encontraram 2,5 quilos de maconha, 1,5 quilo de cocaína, duas TVs de Plasma 28 Polegadas, dois LapTops e uma motocicleta Honda bis. Osmar Elison Ramos Dionísio, de 26 anos, foi detido no local.

Em uma boca de fumo no bairro Portugal, foi preso em flagrante o traficante Alberico Pinto da Silva, de 51 anos, e o filho Paulo Alberico da Silva, de 22. Policiais apreenderam 250 gramas de pasta base de cocaína, 1,5 quilo de maconha, duas TVs de 19 Polegadas, dois Laptops, 38 DVDs e uma furadeira roubada.

Na “Boca de Fumo Dão”, localizado no bairro Abial, foi detido João Batista Pinheiro Junior, de 24 anos. Com ele foi encontrado 215 gramas de cocaína, 750 reais, duas motocicletas roubadas sem placas, modelo Honda e um revolver calibre 38.

A Operação ainda prendeu Arlison Silva de Souza, de 30 anos, dentro de uma embarcação que saiu de Manaus. Conhecido como Espanta, o acusado estava foragido da Penitenciária Estadual de Roraima desde o dia 02 de novembro de 2010. Ele foi condenado a 56 anos de prisão por seis homicídios, estupro, porte ilegal de arma tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Crime planejado
Rogério Batista de Almeida, de 31 anos e Lenilson Vasconcelos de Souza, 25 foram detidos em uma lancha a jato que saiu de Coari, 368 quilômetros de Manaus, com destino a Tefé. Os supostos pistoleiros estavam com dois revólveres calibre 38, duas máscaras, duas luvas, dois alicates de abrir porta e uma tesoura de corta corrente.

Segundo informações dos policiais, os dois suspeitos estavam no município para assassinar um morador do município de Tefé. O motivo do crime ainda não foi divulgado.

Polícia prende 14 por tráfico de drogas em Manaus


A Polícia Civil deflagrou na manhã de hoje (2) a operação "Sodoma e Gomorra" de combate ao tráfico de drogas em Manaus. Ao todo, 25 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão serão cumpridos até às 18h de hoje em toda a cidade. A operação se concentra na zona Centro-Sul da cidade. Até o momento, 14 pessoas foram presas, sendo três mulheres. Outros dois adolescentes foram detidos.

Os mandados foram expedidos pelo juiz da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), Mauro Antony. Os suspeitos são investigados por tráfico de drogas há, pelo menos, seis meses. A média de faixa etária dos presos é de 25 anos.

Durante a operação, a Polícia prendeu os irmãos “Fábio” e “Júnior da Bita”. Eles comandavam o tráfico de drogas na área e também são acusados de assalto e homicídio no bairro Presidente Vargas, conhecido como "Matinha".

Entre os presos também estão Deisy Silene Souza Rodrigues, 39 anos, e o filho dela, David Robert Rodrigues, 22 anos. Durante revista na casa da suspeita, a Polícia encontrou 600 gramas de maconha prensada com o filho dela, preso em flagrante. 
 A ação policial começou às 6h com a mobilização de 250 policiais civis e militares e 28 delegados da Policia Civil. Os presos foram encaminhados para a Delegacia-Geral da Polícia Civil, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. Após a triagem, os suspeitos são conduzidos a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, Centro de Manaus.

De acordo com a Polícia Civil, a operação foi deflagrada após três meses de investigações. Vídeos e fotografias de moradores da comunidade serviram como base da identificação dos suspeitos de tráfico. Segundo a Polícia, o Beco São Domingos e uma área conhecida como "Mosteiro" concentravam o maior número de assaltos e tráfico no bairro.
 Segundo o delegado da Polícia Civil, Luciano Azevedo, a principal dificuldade no cumprimento dos mandados é o acesso limitado à comunidade. "É uma área de difícil acesso, com becos estreitos, vielas e áreas alagadas de igarapé", disse.

Azevedo informou ainda que as prisões desta manhã foram apenas o primeiro passo da operação. Segundo ele, os bairros Grande Vitória e Mauazinho também registram alto índice de crimes, entre tráfico de drogas, assaltos e homicídios.

Operação

A operação recebeu o nome "Sodoma e Gomorra" em alusão a história biblica na qual duas cidades teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre por prática de atos imorais dos moradores dos locais. (FM/VB)
 Suspeitos presos na Operação Sodoma e Gomorra:
Cleber Freitas de Souza - Mandado de prisão

Cristiane Marques de Azevedo – Mandado de prisão

David Robert Rodrigues dos Anjos - Flagrante

Deyse Silene Souza Rodrigues - Mandado de prisão

Esmarley Santarém de Souza - Mandado de prisão

Ewerton Silva de Spuza, vulgo “Galo” - Mandado de prisão

Fábio Rogério de Oliveira de Araújo, vulgo “Fábio da Bita” - Mandado de prisão

José Inácio Nanato da Silva, vulgo “Zezão” - Mandado de prisão

Leandro Henrique Quaresma Fernandes, vulgo “Carioca” - Mandado de prisão

Luiz Carlos de Oliveira de Araújo Junior, vulgo “Junior da Bita” - Mandado de prisão

Neuremberg Lopes de Araújo Júnior - Mandado de prisão

Rosilene Leão da Silva - Mandado de prisão

Wellington Rodrigues da Silva, vulgo “Cacaroto” - Mandado de prisão

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sete farmácias descumprem nova lei dos antibióticos e são autuadas


O Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), autuou sete drogarias durante fiscalização nesta quarta-feira (1) por descumprimento à nova lei para venda de antibióticos. Os estabelecimentos podem receber multa no valor de R$ 2 mil a R$1,5 milhão.

A lei sobre comércio de antibióticos entrou em vigor no último dia 28 de novembro. De acordo com a legislação, a farmácia deve reter uma das vias da prescrição médica. O prazo legal para apresentação de defesa dos estabelecimentos é de 72 horas.

s farmácias tiveram o prazo de 30 dias para adequação às novas normas. Segundo o secretário municipal de saúde, Francisco Deodato, o objetivo das novas regras editadas pela Anvisa é impedir a automedicação, prática que aumenta a resistência aos medicamentos.

“Neste momento, dois itens da norma estão sendo inspecionados: a retenção da primeira via do receituário especial para medicamentos controlados, categoria da qual os antibióticos passaram a fazer parte, e a manutenção de Livro de Registro específico para entrada e saída de antibióticos nas farmácias”, advertiu o secretário.

Francisco Deodato afirmou que a maioria dos estabelecimentos autuados ainda não possui controle de estoque específico para antibióticos. Algumas drogarias ainda venderam o medicamento mediante apresentação de receituário comum e retiveram a única via o cliente. “Em situações como esta, o paciente ficou sem o documento onde o médico registrou a forma e os horários de administração do medicamento”, afirmou.

Regras
De acordo com a lei, a primeira via da descrição médica deverá ser retida pelo estabelecimento. A segunda será carimbada e devolvida ao cliente, para comprovar a entrega do medicamento. Os estabelecimentos também devem fazer o controle de entradas, saídas e perdas do medicamento em Livro de Registro específico para antibióticos.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) estabelece ainda que as prescrições médicas retidas pelos estabelecimentos devem ter suas movimentações registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Esta escrituração deverá ser feita, obrigatoriamente, a partir do dia 25 de abril, quando vence o prazo de 180 dias previsto pela Anvisa para adequação à exigência.

A partir da data, só poderão ser fabricados e distribuídos lotes de medicamentos em que nos rótulos contenham, na tarja vermelha, a seguinte informação: “Venda Sob Prescrição Médica – Só Pode ser Vendido com Retenção da Receita”. A mesma expressão deverá ser impressa na bula dos medicamentos, em letras de corpo maior de que o texto.

Amazonas registra 2.186 novos casos de HIV/Aids

No estado do Amazonas, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado nesta quarta-feira (1º) teve início no dia 22 de novembro, cujo objetivo é alertar a população sobre as formas de contaminação e principalmente com relação à prevenção contra o vírus HIV. Uma programação especial será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Susam).

Dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SinanNet) apontam que no período de 2007 a 2010, o Amazonas registrou 2.186 casos de HIV/Aids. Do total de casos registrados, 92% foram notificados em Manaus. As principais vítimas do HIV são jovens adultos com idade entre 20 e 34 anos, cuja participação na incidência anual de casos supera 50%, em Manaus, nos anos de 2007, 2008 e 2009.

Até setembro deste ano, 48,1% dos casos notificados no município estão nesta faixa etária. Setenta e seis casos foram registrados entre jovens de 15 a 19 anos desde 2007, e 21 entre os maiores de 65 anos, sendo três deles em pessoas que tinha acima de 80 anos. Segundo o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, Noaldo Lucena, os locais foram escolhidos por serem áreas com grande fluxo a partir das 17h, em que as pessoas estão saindo do trabalho e das escolas.

Na zona Norte a abordagem será feita na Avenida Noel Nutels, na entrada do Conjunto Manoa. A  concentração na zona Sul será no cruzamento das avenidas 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro.  Na zona Oeste as equipes estarão no cruzamento das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira e na zona Leste as abordagens serão feitas no Shopping Grande Circular e no Terminal 4.

“As pessoas receberão materiais informativos com formas de prevenção. Toda a pessoa com vida sexual ativa e que podem incorrer em comportamento de risco, como ter relações sexuais sem o uso do preservativo, deve no mínimo fazer o teste de HIV, uma vez ao ano. Atualmente a faixa etária de 17 a 30 anos são os que mais possuem o diagnóstico da doença no Estado”, disse Lucena.

Levantamento da Coordenação Estadual de DST/Aids mostra que a faixa etária mais atingida pelo HIV continua a ser a de jovens adultos. Pessoas que têm entre 20 e 34 anos respondem por 54% do total de casos registrados desde 2007. Já os que têm entre 35 e 49 anos concentram 33% do total de registros, respondendo pelo segundo grupo etário mais atingido.

O estado do Amazonas disponibiliza o exame, inclusive o teste rápido, nos Centros de Testagem e Aconselhamento, instalados em unidades de saúde do Estado e dos municípios e realiza campanhas permanentes de alertam para as medidas de prevenção. 

 O estudo também revela que quanto menor a escolaridade, maior o percentual de infectados pelo vírus da Aids (prevalência de 0,17% entre os meninos com ensino fundamental incompleto e 0,10% entre os que têm ensino fundamental completo).

Não se pega Aids
• fazendo uso de vasos sanitários, copos, talheres, roupas ou sabonetes;
• por saliva, suor ou lágrima;
• dando abraços, fazendo carícias ou dando aperto de mão;
• por picadas de mosquito, pulgas, piolhos, percevejos o outros insetos
• em praia, rio ou piscina
• em assento do ônibus, metro, estádios, hospitais, escolas, igrejas ou parques.
• por ingestão de comidas e alimentos;
• ao se fazer doação de sangue com material descartável
 Medidas Preventivas
• uso de preservativos nas relações sexuais
• redução do número de parceiros sexuais
• uso de seringas descartáveis
• controle do sangue doado através de testes anti-aids
•esterilização eficiente do instrumental médico, odontológico e similares

Presidente da Petrobras nega que gás irá baratear energia em Manaus

O presidente da Petrobras, Sérgio Gabriele negou, nesta quarta-feira (1º), que o gás transportado por meio do gasoduto Coari Manaus para a geração de energia em Manaus irá baratear as contas de energia da população. A informação foi dada à Rádio Amazonas FM, durante participação no programa Brasil em Pauta, direto do Rio de Janeiro.

Gabriele também disse que o Amazonas não terá investimentos no período de 2011 até 2014, período em que a empresa fará investimentos de R$ 17 bilhões de dólares em outras regiões do País por conta da exploração de petróleo na camada de pré-sal, no litoral.

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou em Manaus os trabalhos da Termelétrica Tambaqui, no novo sistema de geração de energia elétrica a base do Gás natural de Coari. O parque elétrico é composto pelas usinas Tambaqui, com capacidade de geração de 95 Megawats, Jaraqui (76MW) e Manauara (85MW). A estação marca marca o início da geração de energia elétrica a gás natural na região Norte. 

Justiça Eleitotal decide absolver TIRIRICA

O mais bem votado deputado federal, em todo o país, Francisco Everardo Oliveira silva, o Tiririca, foi absolvido pela Justiça Eleitoral de São Paulo, na ação movida contra ele, para apurar se ele teria inserido declaração falsa, afirmando saber ler e escrever.
O juiz da 1a. Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, entendeu que o conhecimento rudimentar da leitura e da escrita, é o suficiente para se afastar a condição de analfabeto e que, " a Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos e nõ os funcionais, disse o magistrado".

Roraima antecipa mudanças no Código Florestal, reduz APPs e anistia desmatadores

O Estado de Roraima já começou a legislar sobre as questões ambientais, antecipando as mudanças no Código Florestal propostas pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB).  O resultado foi a redução das Áreas de Preservação Permanente (APPs) na beira dos rios, a anistia geral aos desmatadores e o fim da obrigatoriedade de compensar os impactos com medidas de recuperação ambiental.
A Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Branco, o maior do estado, foi reduzida de 500 para apenas 50 metros (Lei Complementar nº 153/2009).  Como o Rio Branco tem mais de mil metros de uma margem a outra, proteger apenas 50 metros de margem significa reduzir a APP para menos de um vigésimo de sua largura, colocando em risco a saúde do rio.
Na teoria a APP não foi reduzida, apenas se tornou de interesse social e utilidade pública para a agropecuária em geral.  Na prática é o mesmo.  Ao determinar que “fica vedada a exploração de floresta ou vegetação nativa em faixa marginal de 50m, contando do limite do canal”, a lei permite que a vegetação original da beira do rio, antes protegida até 500 metros, seja derrubada e vendida, e permite ainda que o proprietário receba licenciamento automático se a licença ambiental não sair em até noventa dias, além de incentivos e isenções.
Assim, cultivar na beira dos rios de Roraima se tornou mais atraente do que em outras áreas com maior aptidão agrícola e menor custo ambiental.  A nova lei estadual também passa a proteger os estuários e o mar territorial do estado.  O problema, entretanto, é que Roraima não tem mar.
Outro exemplo é a lei chamada de “Roraima Sustentável” (Lei Complementar nº 149/2009), que tem como objetivo realizar a necessária regularização daqueles que desmataram áreas de reserva legal.  Na prática, entretanto, trata-se de oferecer anistia geral aos que desmataram fora da lei, sem fazer qualquer distinção caso a caso, beneficiando também aqueles que, agindo de má fé, desmataram grandes áreas e ganharam muito dinheiro com a venda da madeira.
Funciona assim: o proprietário se apresenta, se compromete a deixar a floresta derrubada crescer por conta própria, cumpre algumas formalidades e pronto.  Para ser perdoado das multas e ficar novamente dentro da lei, basta não fazer nada.  Por outro lado, se o estado não exigir que o proprietário deixe a floresta crescer de novo, ele pode pagar uma módica quantia e usar a área derrubada como bem entender.  Quem quiser, voluntariamente, pode gastar mais dinheiro comprando áreas similares às que foram derrubadas ou investindo em outras formas de compensação ambiental que ajudem a natureza a se regenerar.  Mas isto é opcional.
O exemplo de Roraima resultou em menor proteção do meio ambiente, impunidade e incentivo ao desmatamento, colocou o estado em desacordo com os compromissos assumidos pelo País e em situação de fragilidade frente às mudanças climáticas.  Não significa que, havendo oportunidade, todos os estados vão necessariamente seguir o mau exemplo de Roraima, mas é o suficiente para justificar o temor dos críticos e evocar o princípio da precaução.
Entregar a política ambiental do País nas mãos dos deputados estaduais, sem estabelecer limites claros nem salvaguardas consistentes, como querem Aldo e os ruralistas, pode custar muito caro para o Brasil.  Vide o exemplo de Roraima.

Já vai Tarde

O deputado todo enrolado Jader Barbalho (PMDB) apresentou a Mesa da Câmara dos deputados sua renúncia, a qual será lida na abertura da sessão, às 14 horas, quando o Brasil definitivamente se livrar de um político que pouco ou quase nada fez pelo crescimento da nação.
Jader têm vários processos, dívidas com o tribunal de contas da União e do Estado do Pará, foi preso em operação da Polícia Federal, dentre tantas outras broncas típicas de políticos do terceiro mundo.
Mesmo com 1,8 milhões de votos na última eleição, sua candidatura foi impugnada com base na Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – decisão que foi mantida pelo Superior Tribunal Federal (STF).
“Estou, face à decisão do STF, na extravagante situação de ser, ao mesmo tempo, elegível e inelegível, em decorrência de um empate que acaba por anular o voto de 1,8 milhão de eleitoras e eleitores do Pará, cassando meu mandato de senador da República para o qual fui democraticamente eleito”, diz o deputado, na carta.
“Retorno ao Pará para empreender minha luta, ainda acreditando na via judicial para corrigir a violência política de que sou vítima em plena democracia, junto com 1,8 milhão de paraenses, brasileiros, que não têm dúvida quanto à minha elegibilidade e me escolheram como seu senador da República”, acrescenta.

Preso em Itacoatiara acusado de matar taxista em Manaus

Acusado de matar um taxista de Itacoatiara na noite de segunda-feira (29), em Manaus, foi preso ontem em Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus. Marco Antônio Auzier de Oliveira Júnior, de 22 anos, conhecido como "Caveirinha" é suspeito de matar o taxista Herlan Charles de Almeida, de 41 anos. A vítima foi encontrada morta em seu próprio carro com um tiro na perna, no bairro Petropólis, zona centro-oeste de Manaus.

De acordo com a Polícia, Marco Antônio foi preso em via pública quando chegava a Itacoatiara em uma motocicleta roubada, modelo Honda CB 300, de placa NOM -9584.

Trazido para Manaus ontem , em depoimento à Polícia, o acusado disse que o disparo teria sido acidental. Ele disse que a vítima teria lhe perguntado se ele teria uma arma para vender. Quando mostrou a arma, disparou acidentalmente.

A arma usada no crime, um revólver 38, e cinco munições, sendo que uma estava deflagrada, foi encontrada na residência do homicida, no bairro Campo Dourado, Zona Norte.

Segundo o delegado da Dehs, Mariolino Brito, “Caveirinha” é acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubo de motocicletas, de ser "soldado do tráfico", e que após a publicação de sua imagem pela mídia, várias pessoas procuraram a especializada, informando que o acusado é responsável por outros homicídios. 

O delegado Mariolino, informou que será investigado o suposto envolvimento de Marco com outros homicídios e seu envolvimento com tráfico de drogas.

Autuado por homicídio e posse ilegal de arma de fogo, o acusado foi encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Produtos indídenas estarão em exposição neste fim de semana na Expoagro

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (SEIND) realiza a partir das 20h de domingo, dia 5, no Parque de Exposição Agropecuária Eurípedes Lins, a 1ª Feira de Produtos Indígenas do Amazonas (EXPOIND).

O evento se estende até o dia 8 de dezembro, durante a programação da 37ª Expoagro e terá a participação de 15 organizações, sendo 15 expositores indígenas de Manaus e outros do interior do Amazonas. Vários grupos musicais nativos também confirmaram presença no local, situado na avenida Torquato Tapajós, Zona Norte da capital.

Com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) a EXPOIND busca viabilizar a comercialização de artesanatos, comidas típicas e outros produtos, além de valorizar a cultura, assegurando o fortalecimento social, a sustentabilidade ambiental e a viabilidade econômica dos povos indígenas do Estado.

A estimativa é de que 12 mil pessoas visitem a Feira e sejam gerados 100 empregos diretos temporários, e mil empregos indiretos.

Corpo de criança é encontrado com sinais de espancamento em Manaus

Corpo de uma criança foi encontrado com sinais de espancamento e cortes no pescoço no ramal do Progresso, no bairro  Puraquequara, zona Leste de Manaus. Ela foi localizada na tarde desta terça-feira (30) com os pés e mãos amarrados e com um saco amarrado na cabeça.

De acordo com Informações do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciops), a criança do sexo feminino aparenta ter entre 8 a 10 anos e é loira. Não há informações sobre familiares da vítima.

Ainda segundo o Ciops, uma ligação feita pelo serviço de Disk Denúncia do 190 levou os policiais a encontrarem o corpo. A Polícia acredita que a vítima tenha sido assassinada em outro local. Moradores do bairro disseram que não conhecem a criança.

O corpo da menina foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), na zona Leste.

Polícia reforça segurança na fronteira para combater narcotráfico no AM

O combate ao tráfico nas fronteiras do Amazonas será reforçado com a instalação do Policiamento Especializado em Fronteiras (Pefron), uma parceria entre as secretarias Nacional e Estadual de Segurança Pública. A afirmação é do comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara. O Pefron é um projeto do Governo Federal em parceria com Estados, com o objetivo de montar uma força especial para resguardar as fronteiras do País.

No Amazonas, a estratégia visa ampliar a atuação da Operação Três Fronteiras, ação conjunta promovida pela Polícia Federal, Força Nacional e Grupo Raio para fiscalizar a entrada de drogas pelos Estados da Venezuela, Peru e Bolívia. Segundo o comandante, o novo grupamento está em fase de implantação e até o primeiro semestre do ano que vem o projeto será consolidado com a presença permanente das Forças de Segurança Pública no terreno. O projeto prevê a instalação de sedes em três municípios.

“Até o final do ano vamos receber os equipamentos necessários e, tão logo, vamos consolidar o projeto versão Tabatinga. Outro pelotão será implantado em São Gabriel da Cachoeira e outro em Boca do Acre”, adianta o comandante.

O reforço das forças armadas nas fronteiras não foi descartado pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos. Durante visita a Manaus, o oficial garantiu que o Exército estaria preparado para uma ação semelhante a que vem ocorrendo no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

“Certamente que o Exército estaria preparado para assumir a função, mas não esquecendo que não é missão do Exército e sim da Segurança Pública, que cabe aos Estados da Federação com suas Polícias Civil e Militar manter a ordem nesses locais. O emprego do Exército ocorre quando a situação perde o controle, como no Rio de Janeiro”, afirma o general.

Secretário presta esclarecimentos no TCE sobre caso Emparsanco

O secretário municipal de infraestrutura, Américo Gorayeb, deve ir pessoalmente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) para prestar esclarecimentos sobre o relatório do órgão que apontou o pagamento indevido de R$ 90 milhões a empresa Emparsanco por serviços de tapa-buraco em Manaus.

A assessoria da Seminf informou que o TCE não convocou a Prefeitura para esclarecer os contratos firmados com a empresa Emparsanco. Em nota enviada na noite de ontem (30), a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou que  não recebeu oficialmente o referido relatório "mas tão logo tomou conhecimento, por meio da imprensa, foi em busca de uma cópia para ter acesso a seu teor", diz a nota.

Segundo a nota, "a equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura, pasta responsável pelo contrato com a Emparsanco, fez uma análise minuciosa do resultado do levantamento feito pelo TCE". A Seminf informou que o secretário vai esclarecer todas as divergências apontadas no relatório do Tribunal.

Ação
O vereador José Ricardo Wendling (PT) afirmou, nesta terça-feira (30), que ingressará com Ação Popular na Justiça contra a empresa Emparsanco e a Prefeitura de Manaus. Segundo ele, a empresa executou ações emergenciais de tapa-buracos, no valor de R$ 69 milhões, com mais um aditivo de R$ 17 milhões, totalizando R$ 87 milhões, mas a cinco meses de terminar o contrato com a Prefeitura parecia que nada havia sido feito.

Os vereadores José Ricardo e Marcelo Ramos (PSB) devem ingressar com representações no Ministério Público Federal (MPF), para confirmar se esse recurso pago à Emparsanco é parte dos recursos repassados pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, no valor de R$ 100 milhões, para serviços de tapa-buracos; bem como na Polícia Federal (PF), para servir de elementos ao inquérito decorrente da prisão de um camelô, a cinco dias das eleições, tentando sacar R$ 5 milhões na “boca do caixa” de um banco.

Investigação
A Emparsanco é alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de envolvimento em um esquema de compra de votos. A empresa teria ligação com a empreiteira Santher, apontada pela PF como fantasma. O caso está sob inquérito desde a prisão do vendedor ambulante Edivaldo Lopes de Aguiar, enquanto tentava sacar R$ 5 milhões de uma agência bancária em Manaus.

O acusado usava documentação falsa em nome de Francisco Edivaldo Lopes, sócio majoritário da Santher. A quebra de sigilo bancário apontou que o dinheiro que iria ser retirado havia sido transferido para a empresa pela filial da empreiteira Emparsanco S/A, em Manaus.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Governo Federal inaugura escola de educação profissional no Amazonas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram hoje (29) 30 escolas federais de educação profissional – 18 já em funcionamento e 12 com previsão para o início de 2011. Foram inaugurados ainda 25 campi ligados a 15 universidades federais.

A iniciativa faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e representa o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).

As 30 escolas federais de educação profissional estão localizadas no Amazonas, na Bahia, no Ceará, no Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, em Mato Grosso, no Pará, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, em Rondônia e em Santa Catarina.
Os 25 campi foram inaugurados no Amazonas, na Bahia, no Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Desde 2005, foram criadas 214 escolas federais de educação profissional, totalizando 342. Também foram criados 126 campi e unidades universitárias, que passaram de 148, em 2002, para 274, este ano. Atualmente, as universidades federais estão presentes em 230 municípios de todo o país.

Em 2003, 140 mil alunos estudavam em escolas de educação profissional, contra 348 mil em 2010. O aumento no número de matrículas foi de 148% e a tendência, segundo a pasta, é de crescimento.

Os recursos para a educação profissional passaram de R$ 1,2 bilhão, em 2003, para R$ 4,9 bilhões este ano. O investimento total para a construção de escolas técnicas federais deve chegar a R$ 1,1 bilhão – até o momento, R$ 941 milhões foram executados em obras de infra-estrutura, e em mobiliário e equipamentos.

Mais de 750 acordos são realizados no primeiro dia de Conciliação no Amazonas

Mais de 2,5 mil pessoas atendidas por cerca de 500 colaboradores, entre magistrados, servidores e voluntários, movimentou quase R$ 500 mil no primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Foram 762 acordos homologados, o que na prática representa menos processos nos escaninhos da Justiça.

"E esse número será ainda mais significativo", garante a desembargadora Socorro Guedes, corregedora-geral de Justiça e coordenadora do evento pelo TJ-AM. Ela se refere ao fato de terem sido agendadas para esta semana (de 29/11 a 03/12) cerca de 11 mil audiências, com a expectativa de conciliar pelo menos 50% desse total.

Em números absolutos, os campeões de acordo neste primeiro dia foram a 9ª Vara Família da capital, 2ª Vara do Juizado Especial Cível e a 19ª Vara do Juizado Especial Criminal. Só o núcleo de Conciliação das Varas de Família e seu Pólo Avançados, que são diferenciados por já terem sido concebidos com a finalidade do acordo, homologaram, juntos, 135 sentenças conciliatórias.

InovaçãoO resultado foi comemorado pelos coordenadores do evento, e na opinião da desembargadora Socorro Guedes, a cada nova Semana de Conciliação o TJ-AM se aparelha para consolidar a cultura do acordo, não só no decorrer do evento mais ao longo de todo o ano.

A novidade deste ano foi a implantação de serviços remotos para que as partes ou representantes de uma ação judicial, a qualquer momento, solicitem audiência de conciliação no seu processo. Para isso está disponível no site www.tjam.jus.br o formulário 'Quero Conciliar', onde os interessados podem acessar 24 horas por dia.

Por meio de uma parceria com a Ouvidoria-Geral de Justiça também foram disponibilizados os telefones 0800 280 7414 e 0800 280 9636 (ligação gratuita), que funcionam das 08h às 15h, de segunda a sexta-feira, para o agendamento de audiências.

De acordo com Socorro Guedes, "não restam dúvidas: a conciliação é uma grande aliada para que as respostas da Justiça sejam cada vez mais rápidas e efetivas", conclui a desembargadora.

Vara de Execuções Penais começa a digitalizar primeiros processos do acervo

Os primeiros processos do acervo da Vara de Execução Penal, foram digitalizados no último dia 22, em cumprimento às recomendações constantes no Relatório do Conselho Nacional de Justiça por ocasião do encerramento do Mutirão Carcerário.

A digitalização dos processos está sendo feita pelo Grupo de Monitoramento Carcerário, Presidido pelo Des.Arnaldo Carpinteiro Péres, em parceria com a equipe da Vara de Execução Penal e a Informática do TJ/AM.

O projeto que foi implantado através da Portaria nº 2.864/2010 da Presidência do Tribunal, vem sendo coordenado pelos juízes Julião Lemos Sobral Junior e George Hamilton Lins Barroso, que determinaram o início da digitalização do acervo em ordem decrescente de ano, iniciando por 2010.

Análise de Processos
Antes de virtualizar os processos, a equipe faz uma análise de cada processo e encaminha para a devida providência, tais como expedição de guias de recolhimento, unificação de penas, baixa de processos em duplicidade, juntada de documentos e cálculo da pena.

A Vara de Execução Penal conta hoje com aproximadamente cinco mil processos e sua virtualização fazia-se necessária e urgente para um maior controle das penas a serem cumpridas pelos sentenciados, visando evitar situações em que os presos permaneçam mais tempo do que o devido nas prisões, agilizar o atendimento de advogados e partes e principalmente otimizar o trabalho dos servidores da única vara de execução penal do Estado do Amazonas.

Vereadores questionam armações em vaias e renúncia de Amazonino

A possibilidade de renúncia do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, após vaias na última sexta-feira (26), repercutiu na manhã de hoje (29), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Vereadores da base aliada dizem que o caso representa um movimento isolado e apontam uma suposta armação política. Já a oposição vê as vaias como resultado da insatisfação popular e questionam uma “saída estratégica” do executivo, prestes a cassação do mandato de Amazonino.

Para o líder do prefeito na CMM, vereador Isaac Tayah (PTB), qualquer agente político pode passar pela situação sofrida por Amazonino, vaiado em público durante a inauguração do Conjunto Habitacional Cidadão XII, no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. Tayah diz que a manifestação não caracteriza sinal de derrota, mas “faz parte do trabalho de quem quer acertar”. "Ninguém consegue agradar a todos, nem consegue resolver todos os problemas”, declarou.

O vereador Wilker Barreto (PHS), também da base aliada, apresentou um discurso mais ácido, chegando a afirmar que as vaias são um caso isolado e resultado de um trabalho maquinado. Segundo ele, a motivação da hostilidade seria baseada em cunho político. “Não tenha dúvida que essas vaias fazem parte de um projeto sucessório para a Prefeitura na próxima eleição”, afirmou.

Sobre a pesquisa de opinião que, segundo discurso de Amazonino, decidiria pela sua renúncia do Executivo Municipal, Wilker Barreto diz acreditar em múltiplos resultados. “O desempenho do prefeito vai mudar em cada segmento da sociedade”, comentou de forma evasiva. Ele disse ainda que reconhece os desafios da capital em áreas como o transporte coletivo, mas alega ser impossível não perceber avanços.

Oposição

O vereador Marcelo Ramos também comentou o caso e disse as vaias são resultados da difícil situação vivida pela população da capital. “Manifestações assim são fundamentais para mostrar que a realidade de Manaus é diferente da mostrada ao prefeito pelos bajuladores”, declarou. Ele defende que as vaias não pedem a renúncia de Amazonino, mas sim um maior empenho na resolução dos problemas da cidade.

Sobre a defesa da base aliada em afirmar que o caso foi montado pela oposição, Marcelo Ramos alega que ninguém de fora da situação estava presente no evento. “Essas vaias foram maquinadas por quem? Para acusar, eles tem que dizer quem são os culpados”.

O oposicionista questionou a renuncia à Prefeitura, caso o resultado de uma pesquisa de opinião a ser realizada em Manaus aponte o descontentamento da população com a gestão de Amazonino Mendes. Ramos lembrou que o prefeito e o vice, Carlos Souza, podem ter o mandato cassado por denúncias de doação de combustível a eleitores na véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2008. Com a cassação e a renúncia, ficariam impossibilitadas novas eleições, cabendo a CMM a escolha do sucessor à frente da Prefeitura. “É preciso que ele [Amazonino] assuma um compromisso público de não renunciar e não usar essa artimanha para tirar da população o direito de escolher o novo prefeito no caso de uma cassação”, disse o vereador.

O vereador Ademar Bandeira (PT) também sinalizou que as vaias devem ser encaradas como o reflexo da má administração de Amazonino. Ele estendeu aos secretários municipais a responsabilidade pelo acontecido. Segundo ele, os titulares sabem das demandas da população, mas não atendem as reivindicações da sociedade.

O descontentamento da população foi apontado pelo vereador Mário Frota (PDT) como o motivo para as vaias feitas a Amazonino. “É impossível que com a situação atual, principalmente do transporte coletivo, ele chegue a algum lugar e receba aplausos”, disse.

Pronunciamento

A Prefeitura de Manaus ainda não tem data para iniciar as pesquisas de satisfação entre a população. Segundo a secretária municipal de Comunicação, Celes Borges, Amazonino não se pronunciou sobre as vaias, a pesquisa ou a repercussão do caso desde a noite de sexta-feira.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quadrilha de traficantes presa

Policiais da 10ª. Delegacia Regional de Coari ( 363 quilômetros de Manaus) prenderam em flagrante, ontem (28), por volta das 11h, uma quadrilha de traficantes em uma residência localizada na Rua Areal Souto, bairro Chagas Aguiar .
 São eles: Fábio Antônio Ferreira Albarado, 23,     Cleber Pezo Panduro, 24, David Marcos Castanheiro Ferreira, 19, e o colombiano Urbano Toledo Lopez. Nenhum dos acusados falam português. Com eles foram apreendidos 20 quilos de pasta base de cocaína e uma espingarda calibre 16.
  De acordo com o delegado da regional Walter Cabral, a prisão se deu após uma denúncia anônima, informando que estaria de passagem por Coari  uma grande quantidade de droga, vinda do Peru. A equipe de policiais ficou monitorando a quadrilha durante toda a madrugada de domingo. Os traficantes estavam com a cocaína escondida dentro de uma bolsa envolvida em pó de café, para abafar o cheiro da droga, em uma residência no centro da cidade.
Segundo o titular da regional, a droga estaria estacionada em Coari, pois, a rota normal do tráfico está comprometida por conta da seca e das barreiras das polícias Federal, Civil e Militar, em decorrência da morte de dois agentes federais em confronto com traficantes, fato ocorrido no dia 17. Em depoimento, Urbano declarou que comprou a droga no Peru, por R$ 2 mil, e venderia por R$ 5.500 mil, cada quilo. 
 Eles foram autuados em flagrante por formação de quadrilha, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os indiciados estão sendo recambiados para Manaus e a droga será encaminhada para perícia. A quadrilha será encaminhada ainda hoje a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.

5ª Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” é aberta ao público

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH) da Sejus, abrem, na segunda-feira, dia 29, a 5ª Edição da Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul”. A Mostra já percorreu várias cidades do Brasil.

Até o dia 5 de dezembro, serão exibidos 41 filmes, representando dez países da América Latina. Filmes que foram selecionados para cumprir o propósito de difundir os mais variados Direitos Humanos a um público amplo.

Dentre os temas selecionados, serão abordados os seguintes: direito à vida e à integridade física, a um meio ambiente saudável, direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), das populações afrodescendentes, tradicionais e indígenas, das pessoas com deficiência, das pessoas idosas, da população carcerária, entre outros.

O objetivo é chamar o espectador à reflexão diante de problemas como a discriminação, a fome, a desassistência e as barreiras sociais e religiosas enfrentadas no continente, para, assim, estimular uma consciência crítica a respeito da própria realidade e das situações que o cercam.

Segundo Michelle Custódio, diretora do DEDH, o grande diferencial da Mostra desse ano é a estrutura especial erguida para oferecer acessibilidade a pessoas com deficiência visual, incluindo sessões com audiodescrição. Além disso, diferente das demais capitais, os filmes também serão exibidos no interior do Estado, por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), projeto do Governo do Estado que leva educação para os municípios e áreas de difícil acesso no interior.

A programação inclui documentários e obras de ficção, tendo, entre os destaques, Abutres, novo trabalho do consagrado diretor argentino Pablo Trapero, e obras premiadas dos cineastas Patricio Guzmán (A Batalha do Chile II – O Golpe de Estado), Juan José Campanella (O Filho da Noiva) e Cao Hamburger (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias). A Mostra será sediada no Centro Cultural Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, nº 833 – Centro). Os filmes serão exibidos em quatro horários distintos, com entrada franca.

O evento é uma realização do Governo Federal, com a produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobrás, em parceria com a Sejus, e o apoio do Sesc-SP, da TV Brasil, do Ministério das Relações Exteriores, Seduc, Sec, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras instituições governamentais e não-governamentais.

Tribunal Militar abre concurso com salários de R$4 a R$6 mil

O Superior Tribunal Militar (STM) abriu nesta segunda-feira (29) concurso público para 161 vagas e formação de cadastro de reserva. As vagas são para analista judiciário (nível superior) e técnico judiciário (nível médio). Os salários vão de R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39.

De acordo com edital publicado no Diário Oficial da União" de hoje, as vagas são para a Secretaria do Superior Tribunal Militar em Brasília, e no quadro permanente das auditorias da Justiça Militar da União, nas seguintes Circunscrições Judiciárias Militares: 1ª CJM (Rio de Janeiro - RJ), 2ª CJM (São Paulo - SP), 3ª CJM (Porto Alegre, Santa Maria e Bagé - RS), 4ª CJM (Juiz de Fora - MG), 5ª CJM (Curitiba - PR), 6ª CJM (Salvador - BA), 8ª CJM (Belém - PA), 9ª CJM (Campo Grande - MS), 10ª CJM (Fortaleza - CE), 11ª CJM e Auditoria de Correição (Brasília - DF) e 12ª CJM (Manaus - AM).

As inscrições devem ser feitas de 2 a 19 de dezembro pelo site www.cespe.unb.br/concursos/stm2010. A taxa varia de R$ 55 a R$ 72.

Cargos

Os candidatos com nível superior podem concorrer a analista judiciário nas áreas administrativa, judiciária (geral e execução de mandados) e de apoio especializado - engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, psicologia, administração, arquitetura, economia, medicina (geriatria e clínica médica), enfermagem, análise de sistemas, biblioteconomia, arquivologia, restauração, revisão de texto, comunicação social, contabilidade e estatística.

Os candidatos com nível médio podem concorrer a técnico judiciário, nas especialidades administrativa (geral, segurança, telecomunicações e eletricidade e mecânica) e de apoio especializado, na área de contabilidade.

O concurso terá provas objetivas para todos os cargos; prova discursiva para o cargo de analista judiciário; teste de aptidão física somente para o cargo de técnico judiciário - área: administrativa - especialidade: segurança.

Provas
As provas objetivas, a prova discursiva e a perícia médica dos candidatos que se declararem portadores de deficiência serão realizadas nas cidades de Bagé/RS, Belém/PA, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santa Maria/RS e São Paulo/SP.

Segundo o edital, o teste de aptidão física será realizado nas cidades de Brasília/DF e Campo Grande/MS.A

Manaus tem menos de 1% das obras executadas em aeroporto, diz CGU

Levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) disponíveis no Portal da Transparência apontam que 0,1% das obras do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes no Amazonas já foram executadas para as obras da Copa do Mundo de 2014, onde Manaus será uma das sedes do evento esportivo. Em todo o Brasil, os dados apontam a execução de apenas 0,9% dos valores disponíveis para os contratos em aeroportos das 12 cidades-sedes da Copa. Os dados são referentes até o mês de setembro.

A estatística foi realizada nove meses depois de estados e municípios terem firmado com o governo federal a Matriz de Responsabilidades para obras públicas visando à realização da Copa. Dos quase R$ 5,6 bilhões que o Governo Federal colocou à disposição da Infraero para a melhoria ou ampliação dos aeroportos, apenas R$ 193 milhões estão comprometidos com contratos e, destes, somente R$ 49,3 milhões foram gastos efetivamente.

Em Manaus, há pelo menos dois anos a Infraero promete reformar e ampliar o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O investimento previsto é de R$ 326,4 milhões. De acordo com a estatal em Brasília, o início das obras estão previstas para fevereiro de 2011 com término para fevereiro de 2014. O projeto prevê a ampliação da capacidade atual e passageiros de 2,5 milhões/ano para 5 milhões/ano, em um terminal com área de 80 mil metros quadrados, contraa os atuais 43,6 mil metros quadrados.

Segundo o gráfico do CGU, o melhor desempenho é do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com duas frentes de trabalho iniciadas em setembro de 2009: reforma do Terminal de Passageiros e conclusão e reforma do terminal de passageiros 2. Para estas obras estão previstos R$ 687,3 milhões, sendo que R$ 108,1 milhões já estão contratados e R$ 42,3 milhões foram executados.

Das 12 cidades sedes com projetos da Infraero, três ainda não tiveram qualquer tipo de execução, pois nenhuma contratação para os serviços foi realizada: Porto Alegre, com investimentos previstos de R$ 345,8 milhões, Cuiabá, R$ 87,5 milhões e Salvador, R$ 45,1 milhões.

Aeroporto entre os piores da Copa
De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em junho deste ano, o Aeroporto Eduardo Gomes é um dos priores terminais de carga e passageiros das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o Ipea, o aeroporto tem capacidade de atender a nove pedidos de pouso ou decolagem nos horários de pico, mas recebe 17 pedidos de pouso e decolagem, praticamente o dobro do limite. O estudo indicava uma série de medidas que podem resolver o problema de infraestrutura nos aeroportos brasileitos.

Um dos pontos abordados pelo Ipea para resolver o problema diz respeito a abertura de capital da Infraero, a empresa pública que controla os aeroportos, ou a concessão dos aeroportos mais lucrativos à iniciativa privada. A ampliação de terminais e construção de novos aeroportos por meio de parcerias público-privadas também foi levantada.

Amazonas está em alerta para temporais nesta segunda-feira

O Amazonas está entre os estados com alerta de temporais hoje (29), segundo previsão do Grupo ClimaTempo. No decorrer desta segunda-feira, há risco de chuva forte e vento forte em muitos estados brasileiros.

A previsão é de chuva forte no Tocantins, incluindo a capital, Palmas, na faixa sul do Pará (divisa com Tocantins e Mato Grosso), na faixa sul do Amazonas (divisa com Acre e Rondônia), e também nos estados do Acre e de Rondônia, incluindo suas capitais.

A causa para o alerta seria a presença de duas frentes frias na costa brasileira e de uma grande massa de ar quente e úmido sobre o Brasil que facilitam o crescimento de nuvens carregadas em áreas de todas as regiões do País.

Polícia prende quadrilha e apreende 20 quilos de pasta base de cocaína em Coari

Policiais civis da 10ª. Delegacia Regional de Coari (363 quilômetros de Manaus) prenderam em flagrante, ontem (28), por volta das 11h, uma quadrilha de traficantes, em uma residência, localizada na Rua Areal Souto, bairro Chagas Aguiar, município de Coari.

Os acusados são: Fábio Antônio Ferreira Albarado, 23, descendente de peruanos, o estrangeiro Cleber Pezo Panduro, 24, David Marcos Castanheiro Ferreira, 19, e o colombiano Urbano Toledo Lopez, 33, nenhum dos acusados falam português. Com eles foram apreendidos 20 quilos de pasta base de cocaína e uma espingarda calibre 16.

De acordo com o delegado da regional Walter Cabral, a prisão se deu após uma denúncia anônima, informando que estaria de passagem por Coari, uma grande quantidade de droga, vinda do Peru. A equipe de policiais ficou monitorando a quadrilha durante toda a madrugada de domingo. Os traficantes estavam com a droga escondida dentro de uma bolsa envolvida em pó de café, para abafar o cheiro da droga, em uma residência no centro da cidade.

Segundo o titular da regional, a droga estaria estacionada em Coari, pois, a rota normal do tráfico está comprometida por conta da seca e das barreiras das polícias Federal, Civil e Militar, em decorrência da morte de dois agentes federais em confronto com traficantes, fato ocorrido no dia 17. Em depoimento, Urbano declarou que comprou a droga no Peru, por R$ 2 mil, e venderia por R$ 5.500 mil, cada quilo.

Eles foram autuados em flagrante por formação de quadrilha, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os indiciados estão sendo recambiados para Manaus e a droga será encaminhada para perícia. A quadrilha será encaminhada ainda hoje a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.

Isenção do pagamento da taxa do Vestibular UEA começa hoje


O período de solicitação de isenção do pagamento da taxa do Vestibular 2010 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), começa nesta segunda-feira (29). A solicitação deve ser feita exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br  e documentação comprobatória deve ser encaminhada pelo Correios, dentro dos prazos estabelecidos no calendário.

Quem tem direito a taxa de isenção são os trabalhadores cuja renda mensal seja igual ou inferior a três salários mínimos (R$1.530) e os cidadãos desempregados. Segundo a Pró-Reitoria de Graduação da UEA, o objetivo do processo de isenção é de oferecer condições de participação, aos candidatos que não disponham do recurso financeiro para pagar a taxa de inscrição e que atendam integralmente os critérios definidos no regulamento.

Taxa
A taxa do vestibular 2010 é R$ 30, mas o custo total por aluno é de R$ 80. A UEA entra com o subsídio de R$ 50. A data máxima para postagem, pelo Correio, do requerimento e documentos comprobatórios que devem acompanhar o formulário de isenção é dia 03 de dezembro. O resultado final será divulgado dia 08 de dezembro.

Dez pessoas morrem em acidentes de trânsito no fim de semana


O trânsito no fim de semana foi violento com o registro de dez mortes, em Manaus e estradas próximas a capital. Duas mortes ocorreram durante a madruga de sábado (27) e outras oito na madrugada de domingo (28), segundo registros do Instituto Médico Legal (IML).

Levantamento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) aponta 16 ocorrências de atropelamentos em Manaus entre sexta-feira (26) e domingo (28). O Serviço registrou ainda um total de 52 acidentes com vítimas lesionadas. Segundo o coordenador do Samu, Rui Abraim, o número de vítimas fatais nos acidente ocorridos neste fim de semana é expressivo para o período.

O acidente de maior gravidade ocorreu por volta das 4h da madrugada de domingo. Cinco pessoas morreram afogadas quando o carro em que estavam, modelo Vectra, capotou e caiu em um igarapé, no quilômetro seis do Ramal do Pau Rosa, na BR 174 (Manaus/Presidente Figueiredo).

Entre as vítimas estavam Olivanete Almeida Nunes, 59, Vilda Iracema Nunes, 51, Alberto Odivan de Almeida Nunes, 43, Frank James Pinheiro de Souza, 47 e uma adolescente de 14 anos de idade. O acidente teria ocorrido após Olivante que conduzia o veículo ter perdido o controle da direção em uma curva. 

O carro e os corpos foram resgatados por agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM). Um balneário funciona próximo ao local do acidente. Na tarde de ontem familiares informaram que as vítimas iriam passar o domingo em um sítio.

Para o coordenador geral do Samu, Dr Rui Abrahim, o número de vítimas fatais e lesionadas em acidentes de trânsito neste fim de semana é atípico para o período. Segundo ele, a média normal nos fins de semana é 60% menor que o registrado nos últimos três dias.

Reflexão sobre o Rio de Janeiro 2

No Rio de Janeiro fala-se que o governador Leonel Brizola proibiu a Polícia Carioca de subir o morro, após ter uma filha presa com drogas em um morro durante seu governo, fato que deixou os traficantes bem à vontade para estruturar toda cadeia criminosa, comprar aparato bélico e se fortalecer na ausência do estado. Durante muito tempo os traficantes exerceram um papel romântico sob a população carente, que via nos chefões o único refúgio de suas necessidades, que poderia ser atendida com um remédio para pressão ou para  exterminar um estuprador de uma mulher. Com o tráfico se espalhando por todas as favelas, começou a disputa por territórios e com isso, a guerra, a bala perdida e busca por melhor armamento para enfrentar o inimigo e a Polícia.  

Reflexão sobre o Rio de Janeiro 1

Tudo que estar sendo feito no Rio já foi proposto pela população há muito tempo. Não era necessário ser especialista em segurança para afirmar que as forças armadas deveriam ajudar a polícia militar nas incursões nas favelas, que estão sob o poder do tráfico há décadas. O basta dado pelo Governo do Estado, com solução caseira – com o próprio aparato disponível pelo poder público local   traduz-se na falta de articulação com as forças armadas que sempre estiveram prontas para ajudar. O crime organizado só se organizou porque o estado é desorganizado e se deixou sucumbir por moribundos traficantes que, não conseguem usar com a devida técnica, o armamento disponível de última geração em seu poder. Não houve entrada tática com troca de tiro, mas
uma incursão organizada das forças de segurança para sufocar e confinar os criminosos no terreno evitando confronto que poderia gerar troca de tiro e expor a população a risco.



Mais de 40 mil inscritos realizam três etapas do Processo Seletivo Contínuo da Ufam

As provas do PSC foram aplicadas no último domingo, 28, em 52 municípios e na capital do Amazonas. Atendendo à política de acessibilidade da Ufam, o concurso para interior foi gratuito, beneficiando mais de 16 mil alunos de escolas públicas. C

om mais de 40 mil inscritos nas três etapas do Processo Seletivo Contínuo (PSC), a Comissão de Concursos (Comvest), sob a presidência da professora Ana Galota, realizou o concurso, apoiada por mais de quatro mil pessoas, entre fiscais e coordenadores de área, em 53 localidades do interior do estado do Amazonas.
Etapas
Nas três etapas do processo seletivo, um número expressivo de participantes concorreu a 1851 vagas para o campus  da capital e 775 para as unidades acadêmicas de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

O concurso transcorreu dentro da normalidade e contou com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Federal e Aeronáutica, que possibilitaram a segurança dos fiscais e a realização das provas  nas 72 escolas do interior e 58 da capital, com um contingente de 23.148 na 1ª etapa, 11.539 na segunda etapa e 8.274 na 3ª etapa do concurso.

Para a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, o concurso transcorreu dentro das expectativas previstas pela comissão.  A Secretaria de Educação do Estado também foi um grande parceiro, pois possibilitou as inscrições desses alunos no PSC, pontuou a reitora.
Inscritos no processo em suas três etapas:
- Capital: 1ª. etapa 13.148; 2ª etapa 7.801; e 3ª etapa 6. 117.

- Interior: 1ª. etapa 10.600; 2ª etapa 3.538; e 3ª etapa 2.158.

Cinco pessoas morrem em acidente no ramal do Pau Rosa

Um acidente no Ramal do Pau Rosa causou a morte de cinco pessoas na madrugada de hoje (28). Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML), um veículo modelo Vectra caiu no igarapé do Tarumãzinho após passar por uma ponte na BR-174 em Manaus.

O acidente aconteceu por volta das 4h20 da madrugada. Agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram ao local realizar o resgate, mas segundo informações do IML, todos morreram minutos após caírem no rio, vítimas de afogamento.

Ainda segundo informações da perícia do IML, que esteve no local na manhã de hoje, o condutor do veículo teria perdido o controle em uma curva próxima ao local do acidente, sendo possível identificar marcas de pneus na pista.

Os corpos de dois homens, duas mulheres e uma criança, foram encaminhados para o IML, na zona Norte de Manaus. Segundo informações da Polícia Civil, as vítimas são Olivanete Almeida Nunes, 59, Vilda Nunes, 51,  Alberto de Almeida Nuves, 51,  Alice Carvalho, 11, e  Frank James Pinheiro de Souza, 47.

Familiares das vítimas aguardam liberação dos corpos no IML e preferiram não comentar o acidente.

Nacional conquista título no Campeonato Amazonense Sub-18

O Nacional conquistou seu nono título estadual consecutivo do Campeonato Amazonense Sub-18,  na tarde deste sábado (27) contra o Fast/Ulbra por 1 a 0, no estádio  Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva. O único gol da partida foi marcado por Adrianinho.

Para o técnico do Nacional, José Maria Lobo, a conquista é um prêmio ao trabalho realizado pela equipe ao longo de todo ano. “O Nacional foi campeão no momento certo, perdemos o primeiro turno no detalhe, depois ganhamos o segundo turno e por fim o estadual. O elenco está de parabéns”, destacou o treinador.

O Nacional foi campeão com a seguinte formação: Jonathan; Léo; Tiago Fernandez, Rafael e Marquinho (Drawlid); Robson, Paulo Henrique, Mayck (Pedro Ivan) (Yago) e Tiago Costa (Júnior); João Paulo (Adrianinho) e Tiago Carioca.

Com o resultado, o Nacional assegurou sua vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2012.

Tribunal de Justiça inicia semana da conciliação no Amazonas

Com o slogan “Conciliando a gente se entende”, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, em todo o País, a Semana Nacional da Conciliação, a partir desta segunda-feira (29) a sexta-feira (3). No Amazonas, o Tribunal de Justiça pretende realizar o maior número possível de audiências, nas 61 Comarcas do Estado, de acordo com a previsão feita ontem pela Corregedora de Justiça, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, que coordena a Semana no Estado.

"O objetivo é dar celeridade aos processos que já estão em andamento nas comarcas do Estado através do acordo entre as partes", informou a Corregedora.

De acordo com a desembargadora, a Semana da Conciliação está com a pauta toda pronta e envolverá todos os magistrados do interior e da capital na sua grande maioria. No entanto qualquer jurisdicionado que tenha interesse que seu processo entre na conciliação pode procurar a Ouvidoria, a Vara ou a site do TJAM onde tem um link – “quero conciliar”.

Para obter maiores informações sobre a Semana da Conciliação e esclarecer dúvidas, os interessados podem ligar para 0800 280 7414 ou 0800 280 9636.

IBAMA vai lançar "Operação Boi Pirata" se o desmatamento no Amazonas não recuar

O IBAMA pretende realizar a "Operação Boi Pirata" em diversas áreas críticas da Amazônia, a exemplo do que ocorreu em Novo Progresso, onde cabeças de bois foram apreendidas e doados. No Amazonas os municípios de Apuí, Manicoré, Lábrea, Autazes e Boca do Acre estão na mira da Operação.

Devido o aumento do desmatamento no estado do Amazonas, o IBAMA já está em campo notificando os autuados em Apuí e Manicoré para a retirada do gado que estão nas áreas já embargadas, sob pena de terem o rebanho apreendido e doados à programas de combate a pobreza.

De acordo com o Coordenador Geral de Fiscalização do IBAMA, em Brasília, Bruno Barbosa, “o desmatamento no estado não pode aumentar, e todas as medidas necessárias para conter o destruição da floresta será tomado. As equipes já estão em campo com o objetivo de apreender e, se necessário, destruir todos os equipamentos usados na prática ilegal do desmatamento”.
Desmatamento
O sul do Estado é uma das fronteiras do conhecido Arco do Desmatamento, onde a agricultura e pecuárias avançam sobre a floresta, deixando um rastro de destruição, sem nenhum planejamento adequado embasados no zoneamento agroecológico.

O combate ao desmatamento ganhou reforço na semana passada, quando o Governo do Estado do Amazonas anunciou que aplicará R$ 54 milhões nos 12 municípios que mais desmatam no estado. Os contratos com as instituições financiadoras garante o aumentar da efetividade da gestão ambiental no sul e sudeste do estado e região do baixo amazonas, fortalecendo a presença nas bases operacionais, ordenando territórios e por conseguinte, contribuindo para reduzir o desmatamento.

Penarol busca contrato com lateral Guajará

O Penarol busca reforços para a temporada 2011. Além do contato com o goleiro Marcus Vinícius, o Leão da Velha Serpa pretende contar com o lateral-direito Guajará para as disputas do Campeonato Amazonense, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.

Destaque do Rolim de Moura nos últimos estaduais de Rondônia, o jogador, de 22 anos, pode chegar a um acerto com o diretor do clube de Itacoatiara, Francisco Grana, ainda nesta semana pensando na temporada 2011.
Caso acerte com o Penarol, Guajará irá retornar ao futebol amazonense, onde chegou a atuar em 2006 e 2007 com a camisa do Nacional.
Ao longo de sua carreira, Guajará possui passagens pelo Araxá-MG, Inter de Limeira-SP, Nacional-AM, Nacional-PR, Rolim de Moura-RO, Shallon-RO e Tocantins-TO.

Para a temporada 2011, o Penarol já começou a anunciar alguns reforços, como: os goleiros André Luiz e Marcus Vinícius além do meia Fininho.