O potencial de mercado da classe C tem atraído
empresários em Manaus. Visando esse filão do mercado, shopping centers
têm investido e migrado para áreas como a zona Leste da capital para
aproveitar o poder de consumo dessa faixa da população. Com a
proximidade do Natal e das festas de final de ano, a estimativa é de
grande movimento.
A estratégia usada pelos centros comerciais para enfrentar a sofisticação dos grandes concorrentes está na aposta da proximidade e na oferta de serviços. Comprar perto de casa e não perder tempo tem sido os fatores da maior procura pelos shoppings em zonas até então pouco exploradas por esse mercado.
Para atrair ainda mais clientes assíduos, os empresários investem também em promoções. Com o Natal, um dos shoppings, com 32 lojas, faz sorteios e troca cupons por mercadorias. Outro centro comercial, também na zona Leste, vai sortear uma motocicleta. Com 90 lojas, o shopping pretende ampliar ainda este ano a praça de alimentação e chegar, nos próximos anos, a mais de 200 lojas. No projeto aparecem ainda cinema e universidade.
Os investimentos seguem uma tendência. Entre 2003 e 2009, cerca de 30 milhões de brasileiros que ascenderam à classe C. Recentemente, uma pesquisa apontou que 71% dos ganhos das jovens de classe C é gasto com moda, uma das áreas de maior destaque nos shopping center.
As mulheres da classe C tiveram participação expressiva no consumo de itens relacionados à aparência e no movimento dos salões de beleza. Elas também são mais de metade das consumidoras dos principais canais de compras: somam 50% das clientes de supermercados, 59% de shoppings, 51% de lojas de roupas e 51% de farmácias.
A estratégia usada pelos centros comerciais para enfrentar a sofisticação dos grandes concorrentes está na aposta da proximidade e na oferta de serviços. Comprar perto de casa e não perder tempo tem sido os fatores da maior procura pelos shoppings em zonas até então pouco exploradas por esse mercado.
Para atrair ainda mais clientes assíduos, os empresários investem também em promoções. Com o Natal, um dos shoppings, com 32 lojas, faz sorteios e troca cupons por mercadorias. Outro centro comercial, também na zona Leste, vai sortear uma motocicleta. Com 90 lojas, o shopping pretende ampliar ainda este ano a praça de alimentação e chegar, nos próximos anos, a mais de 200 lojas. No projeto aparecem ainda cinema e universidade.
Os investimentos seguem uma tendência. Entre 2003 e 2009, cerca de 30 milhões de brasileiros que ascenderam à classe C. Recentemente, uma pesquisa apontou que 71% dos ganhos das jovens de classe C é gasto com moda, uma das áreas de maior destaque nos shopping center.
As mulheres da classe C tiveram participação expressiva no consumo de itens relacionados à aparência e no movimento dos salões de beleza. Elas também são mais de metade das consumidoras dos principais canais de compras: somam 50% das clientes de supermercados, 59% de shoppings, 51% de lojas de roupas e 51% de farmácias.
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