quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quelônios são apreendidos dentro de imóvel por policiais do Batalhão Ambiental

Policiais militares do batalhão ambiental do Amazonas apreendem aproximadamente 50 quelônios no bairro Armando Mendes (Raphael Alves)

Mais de 40 quelônios, a maioria adultos foram apreendidos na tarde desta terça-feira (16), por policiais do Batalhão Ambiental, em um imóvel em construção abandonado, localizado no conjunto dos Industriários, no bairro Armando Mendes, Zona Leste da cidade.
A polícia chegou aos animais após uma denúncia anônima dando conta de que um homem teria deixado os quelônios ontem (15), pela manhã, na casa abandonada.  
Dos 48 animais apreendidos 15 são adultos, com peso médio de 50 kg, e os outros 33 são filhotes, pesando em média 6 kg. Três animais foram encontrados mortos.
Os quelônios foram levados para a sede do Batalhão Ambiental, no bairro Compensa, Zona Oeste, onde seriam pesados e catalogados.
Amanhã (17), de acordo com o cabo Carlos Lago, os animais deverão ser encaminhados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde serão avaliados por biólogos e depois levados para o Refúgio Sauim Castanheira, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste, onde serão tratados e posteriormente soltos na natureza.
Ainda segundo o policial militar a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), se encarregará de abrir inquérito para identificar o proprietário da casa onde as tartarugas foram encontradas, bem como a origem das mesmas.
Ele não descarta a possibilidade dos quelônios terem sido capturados em Manacapuru - a 84 quilômetros de Manaus -, e encomendados como prato principal de confraternizações.

"Com a aproximação das festas de finais de ano, com certeza o número de apreensões de quelônios deverá aumentar", observa o cabo Carlos Lago.
*Com informações de Júlio Pedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caboclo Ribeirinho agradeçe seu comentario.