terça-feira, 9 de novembro de 2010

Federação da Agricultura quer sindicato forte em Autazes

MANAUS -  A Federação da Agricultura do Amazonas (FAEA) discute nesta quinta-feira (11), com o Sindicato dos Produtores Rurais do município de Autazes (a 118 quilômetros de Manaus), os preparativos para o novo mercado rural que incluem cursos, palestras, oficinas e técnicas que possibilitem a produção sustentável e competitiva.

A iniciativa, conforme o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Silva Júnior, faz parte do programa “Sindicato Forte” tem o propósito de capacitar os sindicatos rurais para que operem como
agências prestadoras de serviços, oferecendo ferramentas que viabilizem ações estratégicas de gestão, práticas administrativas e mecanismos de controle.
A previsão é que 270 mil produtores rurais em todo o Estado sejam atendidos pela iniciativa. Nos últimos quatro meses, os representantes FAEA já percorreram os seguintes municípios: Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé, Borba, Careiro da Várzea e Autazes.

A meta é que até o final deste ano sejam atendidos os municípios de Fonte Boa, Coari e Codajás, a fim de promover os sindicalistas rurais. Muni ressalta que
um Departamento Sindical foi criado para atender os sindicatos e acompanhar as metas estabelecidas pelo programa.

Uma nova rotina de reuniões mensais foi instalada para melhorar a comunicação entre os sindicatos do Estado. Além disso, serão instaladas, até o final deste ano, salas de inclusão digital rural em todos os sindicatos rurais do Amazonas, onde os produtores terão acesso aos cursos à distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), - o EaD (Educação à Distancia).
A expectativa do assessor da presidência da FAEA, Marcos Pinheiro, é que também seja implantado, até o final do ano, o "Cartão do Produtor", uma espécie de cartão de fidelização de produtores rurais que vão poder negociar condições especiais a compra de produtos e serviços em rede de empresas conveniadas. “A iniciativa pioneira é da FAEG (Goiás), que já autorizou nossa Federação em reproduzir o cartão” informou Pinheiro.
Na sexta-feira (12), os representantes da FAEA participam de um ciclo de palestras que fazem parte da programação do 18º Festival do Leite e 17ª Feira Agropecuária de Autazes.

Entre os temas a serem debatidos, está a “Gestão de Agronegócios” e “A criação de reservas indígenas no município”, cujos impactos podem afetar o setor primário da cidade, tida como maior produtora de leite do Amazonas.


                                                                                                                        Fonte:Naferson Cruz(portalamazonia.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caboclo Ribeirinho agradeçe seu comentario.